Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1001
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico das alterações temporais no uso e ocupação do solo da sub-bacia do Ribeirão Campo Triste, Três Lagoas,MS, período de 1974 a 2007
Autor(es): Souza, Maria Aparecida de
Abstract: Neste trabalho buscou-se diagnosticar as alterações ocorridas temporalmente no uso e ocupação do solo da sub-bacia do Ribeirão Campo Triste no município de Três Lagoas/MS, entre os períodos de 1974 a 2007. Na tentativa de realizar a pesquisa conforme a metodologia de Georges Bertrand que propõe o sistema tripolar no modelo Geossistema Território e Paisagem, houve o levantamento da dinâmica dos elementos naturais enfocando o sistema da rede de drenagem da sub-bacia analisando as alterações ocorridas com as mudanças no uso e ocupação a partir de uma apropriação que visa responder a um meio de produção que atenda as exigências inovadoras do mercado. A partir desta realidade, considerou-se que com a introdução recente de empreendimentos como a monocultura de eucalipto e da cana-de-açúcar na sub-bacia, pode ocorrer alterações sócio-econômico-ambiental-cultural significativos àquele sistema de drenagem.
Palavras-chave: Hidrografia
Bacia Hidrográfica – aspectos ambientais
Engenharia de Recursos Hídricos
Drenagem
Engenharia Hidráulica e Sanitária
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1001
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida de Souza.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.