Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10006
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de Vivência: Saúde Bucal e Educação caminham lado a lado e vivência na escola multisseriada e seriada |
Autor(es): | DENISE AJALA FERREIRA FRANCIELE INSABRALDE RODRIGUES |
Primeiro orientador: | FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA |
Resumo: | Dentre os programas governamentais que adentram as portas das escolas, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) e o Programa Saúde na Escola (PSE) foram os meios pelo qual duas acadêmicas de Pedagogia iniciaram seu olhar e formação docente iniciando uma vivência com esse mundo. Por meio do relato de experiência objetiva-se relatar a experiência das autoras em ambos os projetos, tendo um olhar mais dirigido aos impactos e desafios enfrentados na interação com as crianças e participação do projeto. Ressaltando a forma de cada profissional e criança de se adaptar a sua realidade, a importância da prevenção e promoção da saúde bucal nas escolas, os impactos e desafios da aprendizagem em uma sala multisseriada e a formação pedagógica docente por meio da vivência em sala de aula. Tendo sido observado que as atividades dos PSE, tendo contribuído para a diminuição do índice de cárie entre as crianças, cumprindo com seu objetivo de promover a prevenção. As alas multisseriadas apresentam uma grande diferença nos níveis de aprendizagem sendo, portanto, um desafio para os professores auxiliar e possibilitar um ambiente em que todos consigam se concentrar. E que o PIBID não só colabora para o enriquecimento profissional, no sentido de formação pedagógica e identidade docente, mas também gera um enriquecimento pessoal. Dessa forma ambos os programas cumprem com seus objetivos e são de grande importância para formação colocando-nos um passo mais perto de se alcançar uma educação de qualidade. |
Abstract: | Among the government programs that enter the doors of schools, the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBID) and the Health in Schools Program (PSE) were the means by which two Pedagogy students began their look and teacher training, starting an experience with this world. Through the experience report, the objective is to report the authors' experience in both projects, having a more directed look at the impacts and challenges faced in the interaction with the children and participation in the project. Emphasizing the way each professional and child adapts to their reality, the importance of prevention and promotion of oral health in schools, the impacts and challenges of learning in a multigrade classroom and teacher pedagogical training through classroom experience. It was observed that the activities of the PSE, having contributed to the reduction of the caries rate among children, complying with their objective of promoting prevention. The multigrade wards present a great difference in learning levels, being, therefore, a challenge for teachers, to assist and enable an environment in which everyone can concentrate. And that PIBID not only collaborates for professional enrichment, in the sense of pedagogical training and teacher identity, but also generates personal enrichment. In this way, both programs fulfill their objectives and are of great importance for training, putting us one step closer to achieving quality education. |
Palavras-chave: | elato de Experiência. Saúde Nas Escolas. PIBID. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10006 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
16222.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.