Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/811
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um novo olhar sobre o aprendizado: incursões ao Imaginário |
Autor(es): | Marreiros, Paula Regina Lima |
Primeiro orientador: | Tauro, David Victor-Emmanuel |
Abstract: | Na presente dissertação propomos um novo olhar acerca da aprendizagem de língua inglesa que considera o Imaginário como elemento que ultrapassa as questões metodológicas, pedagógicas e psicológicas. Baseado no pensamento de Cornelius Castoriadis, este referencial, visto socialmente e historicamente, é de fundamental importância para que se entendam as dimensões significativas que a aprendizagem de uma língua estrangeira - no caso em questão, o inglês – vem adquirindo. Partindo da motivação de alunos adultos para a aquisição do inglês, propõe-se uma discussão inicial acerca das abordagens pedagógicas das línguas materna e estrangeira. Apresentamos uma breve evolução do conceito de Linguagem na Lingüística de Ferdinand de Saussure, em Merleau-Ponty e em Cornelius Castoriadis que considera a linguagem como código e língua. Após expor as teorias a respeito do imaginário no tratado De Anima de Aristóteles, nas teorias de Immanuel Kant, G. W. F. HEGEL, Martin Heidegger, Merleau-Ponty, destacamos o pensamento de Cornelius Castoriadis que considera o Imaginário como condição essencial para que as significações individuais e sociais possam acontecer. No ápice dessas discussões, as falas dos alunos adultos e professores entrevistados nas escolas de inglês da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, revelam o pensamento daqueles que depositam, na aprendizagem da língua, seus anseios, desejos, expectativas e motivações. Nesse ponto, as concepções de Aprendizagem, Motivação, Linguagem e Imaginário são evidenciadas nos discursos dos entrevistados e revelam Um Novo Olhar sobre o Aprendizado da Língua Inglesa. Como resultado, trazemos uma análise a respeito da aprendizagem que traz a noção de que aprender uma língua é adentrar a um novo mundo de significações e reconhecer que sua importância é dada a partir das significações imaginárias sociais. The purpose of this work is revealing a new view that about Learning that considers the Imaginary as an aspect that overcomes its methodological, pedagogical and psychological aspects. Based on Cornelius Castoriadis´ thought, this reference, seen socially and historically, has fundamental importance for understanding the meaningful dimensions that a foreign language learning – in our case, English Language – requires. From the adults’ motivation for English Language acquisition, this work proposes an initial discussion about what has been considered in relation to English Language Learning. In addition, we present a brief evolution of the concept of Language in Linguistics from Ferdinand de Saussure, in Merleau-Ponty and Cornelius Castoriadis that considers Language as code and tongue. After discussing the theories about Imagination in the treatise On the Soul from Aristotle, in the theories from Immanuel Kant, G. W. F. HEGEL, Martin Heidegger, Merleau-Ponty, we consider Cornelius Castoriadis´ thoughts about Imaginary as an essential condition for the individual and social significations. At the heart of these discussions, the discourses of the students and teachers that were interviewed in the English Schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, reveal their anxieties, desires, expectancies and motivations about language learning. At this point, all the conceptions about Learning, Motivation, Language and Imagination are confirmed and highlighted in their conversations and reveal a new view about English Language Learning. As a result, we purpose an analyses about Learning that considers that Learning a language is to come into a new world of meaningful ideas and to recognize its importance from the society´ social imaginary significations. |
Palavras-chave: | Ensino e Aprendizagem Imaginário Linguagem |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/811 |
Data do documento: | 2000 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Regina Lima Marreiros.pdf | 479,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.