Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/771
Tipo: | Dissertação |
Título: | (In)disciplina e as relações de poder |
Autor(es): | Silveira, Marcos Antonio Paz da |
Primeiro orientador: | Osório, Antônio Carlos do Nascimento |
Abstract: | A pesquisa teve por objetivos identificar como se caracteriza o individuo (aluno) como "(in)disciplinado" dentro do ambiente escolar e verificar a "disciplina" relacionada aos processos sociais e culturais, os aspectos que afloram dentro do convivio escolar que caracterizam os desvios de normas, bem como até que ponto professor e aluno inter-relacionam-se na questão disciplinar. A luz do referencial de Michel Foucault, em formulações que subsidiam as relações de poder/saber, poder/disciplinar, governabilidade e a conjunção de uma sociedade disciplinar. Os procedimentos metodológicos consistiram em: levantamento bibliográfico em diferentes facções pedagógicas; análise das medidas disciplinares nos Livros de Advertencias, os Regimentos Escolar, os Projetos Politico-Pedagógicos, as Propostas Pedagógicas, os Conselhos de Classe, nas 5ª séries de seis Escolas Públicas de Ensino do Municipio de São Gabriel do Oeste, no Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados deste estudo apontam que as Instituições escolares refletem uma conduta normalizadora, apoiada em regras justificadas por um interesse coletivo. Mesmo com o incremento de princípios democráticos, nas estruturas administrativas e pedagógicas, as facções presentes em seu interior institucional, reproduzem e fortalecem a padronização de condutas, como estratégias de dominação, formando alunos "assujeitados" aos diferentes mecanismos de controle social. A passividade é a regra de aceitação em um discurso de cidadania. This research had for its objective the identification of how individual students are characterized as "(in)disciplined" in institutional pedagogical practices and the verification of the extent to which "discipline" as a behavioral rule is related to social and cultural processes. An attempt was made to detect those aspects that arise in school conviviality as well as the point up to which professor and student interrelate on the disciplinary question. To illuminate this investigation recourse was taken to the theoretical and methodological references of Michel Foucault, concerning his formulations on relationships of power/knowledge, power discipline and governability in conjunction with a disciplinary society. The resources for these analyses were empirical field evidence, diverse pedagogical factions, such as the analysis of disciplinary measures stipulated in the Warning Logbook, annotations in the Classroom Councils, in the 5th Grade of six Public Schools in six Public Schools in the San Gabriel of the West Municipality (MS). The results of this study show that the schooling institutions reflect normalizing conduct based on rules justified by a collective interest, in contradictory forms relative to the discourses of these very same rights of equality and citizenship, risking the widening of democratic principles in administrative and pedagogical structures, in public educational policies and within institutions, reproducing and fortifying the normatization of behaviors as strategies of domination forming students subjected to the different forms of social control. Passivity is the rule of acceptance in a discourse on citizenship. |
Palavras-chave: | Poder Disciplinar Disciplina (Regra de Conduta) Relações Públicas Educacionais |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/771 |
Data do documento: | 2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Antonio Paz da Silveira.pdf | 330,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.