Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7396
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA |
Autor(es): | THATIANA MARIM DA SILVA |
Primeiro orientador: | HELEN PAOLA VIEIRA BUENO |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a prática da leitura contribui para o desenvolvimento infantil. A leitura está presente nos diferentes espaços e culturas na formação do indivíduo e da sociedade. Com a evolução tecnológica percebe-se que houve grandes mudanças na prática leitora no país, principalmente entre crianças e jovens. O exemplo na família faz toda diferença, pois as crianças aprendem por imitação, assimilam o que veem e ouvem. A leitura como objeto de ensino dentro da escola também tem seus desafios, os professores como mediadores no processo da prática da leitura também têm dificuldades de incentivar e estimular as crianças. A leitura proporciona diferentes conhecimentos e novas aprendizagens, fortalece a integração social, capacita e amplia os horizontes. E o mais importante de tudo é o que a leitura pode proporcionar na formação do indivíduo em sociedade, o incentivo da leitura na infância proporciona incríveis resultados na vida adulta. |
Abstract: | The present work aims to present how the practice of reading contributes to child development. Reading is present in different spaces and cultures in the formation of the individual and society. With technological evolution, it is clear that there have been major changes in reading practice in the country, especially among children and young people. The example in the family makes all the difference, as children learn by imitation, assimilating what they see and hear. Reading as a teaching object within schools also has its challenges, teachers as mediators in the process of reading practice also have difficulties in encouraging and stimulating children. Reading provides different knowledge and new learning, strengthens social integration, empowers and broadens horizons. And the most important thing of all is what reading can provide in the formation of an individual in society. Encouraging reading in childhood provides incredible results in adult life. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento infantil Formação crítica Prática da leitura. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7396 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
3765.pdf | 221,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.