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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6152
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE |
Autor(es): | THAIS NAYANA SANTOS DA COSTA |
Primeiro orientador: | SOLANGE JARCEM FERNANDES |
Resumo: | Este trabalho, teve como objetivo, fazer uma descrição Referencial Curricular para a Educação Infantil no Município de Campo Grande, MS, para adequação à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foram feitos levantamentos qualitativos de publicações elaboradas para descrição da Base Nacional Comum Curricular, assim como as legislações que cooperaram para a criação da mesma, e os autores que discorreram sobre o tema e suas contextualizações. Observa-se que para se alcançar o detalhamento da descrição, especificamente na Rede Municipal de Ensino, foi necessária a ênfase no Referencial Curricular – REME, volume um, o qual englobou a redação da Base Nacional Comum Curricular, com modificações e recomendações especificas para o referido município. Dessa forma, pôde-se inferir a contribuição do material da Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seis eixos norteadores, houve um amplo auxilio ao desenvolvimento dos direitos de aprendizagem para as crianças da educação infantil. Os eixos foram organizados em seis campos de experiência, além dos cinco pré-determinados pela BNCC, sendo acrescentado o: Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e preservação, e descritos para: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. |
Abstract: | Este trabalho, teve como objetivo, fazer uma descrição Referencial Curricular para a Educação Infantil no Município de Campo Grande, MS, para adequação à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foram feitos levantamentos qualitativos de publicações elaboradas para descrição da Base Nacional Comum Curricular, assim como as legislações que cooperaram para a criação da mesma, e os autores que discorreram sobre o tema e suas contextualizações. Observa-se que para se alcançar o detalhamento da descrição, especificamente na Rede Municipal de Ensino, foi necessária a ênfase no Referencial Curricular – REME, volume um, o qual englobou a redação da Base Nacional Comum Curricular, com modificações e recomendações especificas para o referido município. Dessa forma, pôde-se inferir a contribuição do material da Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seis eixos norteadores, houve um amplo auxilio ao desenvolvimento dos direitos de aprendizagem para as crianças da educação infantil. Os eixos foram organizados em seis campos de experiência, além dos cinco pré-determinados pela BNCC, sendo acrescentado o: Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e preservação, e descritos para: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular. Referencial Curricular para a Educação Infantil no município de Campo Grande MS. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6152 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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