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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJULIÃO, VITÓRIA NOGUEIRA-
dc.date.accessioned2023-01-17T17:51:37Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5540-
dc.description.abstractNos últimos anos, o e-commerce cresceu no Brasil e neste processo, observa-se a ampliação do número de empresas que atuam como marketplaces no país. Visando ampliar a confiança do consumidor, essas plataformas contam com processos de avaliação pelos consumidores e daí surge a pergunta que norteou o desenvolvimento deste estudo: Como se dá o processo de avaliação em marketplaces que operam no Brasil? Partindo dessa questão, delimitou-se como objetivo analisar os sistemas de avaliação (reputação e feedback) de quatro marketplaces que atuam no país. Para isso, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) compreender como é o processo de avaliação disponível nestas plataformas; e b) identificar características deste processo a partir da análise de avaliações dos consumidores. Para o alcance dos objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, com dados coletados a partir de pesquisa documental. Foram pesquisados os sistemas de avaliação e as interações dos consumidores de quatro marketplaces que atuam no Brasil: Shopee, Shein, Dafiti e Zattini. Os resultados do estudo fornecem implicações práticas para as empresas que atuam neste mercado, sendo as principais: importância do quadro de atributos para tornar o processo de avaliação mais objetivo; estabelecer um sistema de recompensa junto com outros elementos de gamificação pode contribuir para atração e fidelização dos consumidores na plataforma e estimular sua participação no processo de avaliação, entre outras. Os resultados reforçam a importância dos sistemas de reputação para os consumidores e indicam possibilidades de novas pesquisas que ampliem a compreensão sobre a influência dos sistemas de avaliação no processo de decisão do consumidor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketplacespt_BR
dc.subjectProcesso de comprapt_BR
dc.subjectSistema de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectReputaçãopt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.titleMARKETPLACES: Uma análise do sistema de avaliação de empresas que atuam no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resch, Sibelly-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, o e-commerce cresceu no Brasil e neste processo, observa-se a ampliação do número de empresas que atuam como marketplaces no país. Visando ampliar a confiança do consumidor, essas plataformas contam com processos de avaliação pelos consumidores e daí surge a pergunta que norteou o desenvolvimento deste estudo: Como se dá o processo de avaliação em marketplaces que operam no Brasil? Partindo dessa questão, delimitou-se como objetivo analisar os sistemas de avaliação (reputação e feedback) de quatro marketplaces que atuam no país. Para isso, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) compreender como é o processo de avaliação disponível nestas plataformas; e b) identificar características deste processo a partir da análise de avaliações dos consumidores. Para o alcance dos objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, com dados coletados a partir de pesquisa documental. Foram pesquisados os sistemas de avaliação e as interações dos consumidores de quatro marketplaces que atuam no Brasil: Shopee, Shein, Dafiti e Zattini. Os resultados do estudo fornecem implicações práticas para as empresas que atuam neste mercado, sendo as principais: importância do quadro de atributos para tornar o processo de avaliação mais objetivo; estabelecer um sistema de recompensa junto com outros elementos de gamificação pode contribuir para atração e fidelização dos consumidores na plataforma e estimular sua participação no processo de avaliação, entre outras. Os resultados reforçam a importância dos sistemas de reputação para os consumidores e indicam possibilidades de novas pesquisas que ampliem a compreensão sobre a influência dos sistemas de avaliação no processo de decisão do consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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