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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONFLITO TRABALHO - FAMÍLIA: Percepção entre os professores(as) da rede pública de município de Naviraí
Autor(es): Nascimento, Edinéia Moraes do
Primeiro orientador: Silva, Marco Antônio Costa da
Resumo: A família e o trabalho são elementos fundamentais na qualidade de vida das pessoas, é conde se concentra maior parte do tempo de vida das pessoas. Considerando as mudanças e evoluções pelas quais a sociedade vem passando e da centralidade que o trabalho adquiriu na vida dos indivíduos, em sua perspectiva objetiva e subjetiva, constata-se que a relação trabalho família pode afetar direta e indiretamente os trabalhadores em várias esferas, podendo gerar conflito na relação com a família, especialmente quando se pensa em termos de gênero. A entrada da mulher no mercado de trabalho, que ocorreu a partir de muitas lutas e conquistas legais, trouxe transformações importantes no âmbito familiar, nos costumes, na alimentação, na educação dos filhos, nas finanças e em toda a rotina do lar. Mulheres conquistando seu direito fora de casa e homens seus direitos dentro de casa. Um dos setores de atividades que se observa essa transformação é o de educação. No cenário atual, onde homens e mulheres trabalham e vivenciam as mais variadas situações nas organizações e em seus núcleos familiares, é importante pensar: como funciona a dualidade trabalho-família? Esta pesquisa tem como objetivo investigar a existência de conflitos na relação trabalho-família no cotidiano de professoras(es) na rede municipal de ensino de Naviraí-MS. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado denominado Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho exerce maior influência no âmbito familiar na dualidade trabalho-família e que a família pouco influência ou não influencia no trabalho das professoras(es) participantes da pesquisa.
Abstract: A família e o trabalho são elementos fundamentais na qualidade de vida das pessoas, é conde se concentra maior parte do tempo de vida das pessoas. Considerando as mudanças e evoluções pelas quais a sociedade vem passando e da centralidade que o trabalho adquiriu na vida dos indivíduos, em sua perspectiva objetiva e subjetiva, constata-se que a relação trabalho família pode afetar direta e indiretamente os trabalhadores em várias esferas, podendo gerar conflito na relação com a família, especialmente quando se pensa em termos de gênero. A entrada da mulher no mercado de trabalho, que ocorreu a partir de muitas lutas e conquistas legais, trouxe transformações importantes no âmbito familiar, nos costumes, na alimentação, na educação dos filhos, nas finanças e em toda a rotina do lar. Mulheres conquistando seu direito fora de casa e homens seus direitos dentro de casa. Um dos setores de atividades que se observa essa transformação é o de educação. No cenário atual, onde homens e mulheres trabalham e vivenciam as mais variadas situações nas organizações e em seus núcleos familiares, é importante pensar: como funciona a dualidade trabalho-família? Esta pesquisa tem como objetivo investigar a existência de conflitos na relação trabalho-família no cotidiano de professoras(es) na rede municipal de ensino de Naviraí-MS. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado denominado Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho exerce maior influência no âmbito familiar na dualidade trabalho-família e que a família pouco influência ou não influencia no trabalho das professoras(es) participantes da pesquisa.
Palavras-chave: Trabalho
Conflito
Docentes
Relações familiares
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5508
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

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