Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Edinéia Moraes do-
dc.date.accessioned2023-01-09T20:48:20Z-
dc.date.available2023-01-09-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5508-
dc.description.abstractA família e o trabalho são elementos fundamentais na qualidade de vida das pessoas, é conde se concentra maior parte do tempo de vida das pessoas. Considerando as mudanças e evoluções pelas quais a sociedade vem passando e da centralidade que o trabalho adquiriu na vida dos indivíduos, em sua perspectiva objetiva e subjetiva, constata-se que a relação trabalho família pode afetar direta e indiretamente os trabalhadores em várias esferas, podendo gerar conflito na relação com a família, especialmente quando se pensa em termos de gênero. A entrada da mulher no mercado de trabalho, que ocorreu a partir de muitas lutas e conquistas legais, trouxe transformações importantes no âmbito familiar, nos costumes, na alimentação, na educação dos filhos, nas finanças e em toda a rotina do lar. Mulheres conquistando seu direito fora de casa e homens seus direitos dentro de casa. Um dos setores de atividades que se observa essa transformação é o de educação. No cenário atual, onde homens e mulheres trabalham e vivenciam as mais variadas situações nas organizações e em seus núcleos familiares, é importante pensar: como funciona a dualidade trabalho-família? Esta pesquisa tem como objetivo investigar a existência de conflitos na relação trabalho-família no cotidiano de professoras(es) na rede municipal de ensino de Naviraí-MS. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado denominado Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho exerce maior influência no âmbito familiar na dualidade trabalho-família e que a família pouco influência ou não influencia no trabalho das professoras(es) participantes da pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.titleCONFLITO TRABALHO - FAMÍLIA: Percepção entre os professores(as) da rede pública de município de Naviraípt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marco Antônio Costa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000pt_BR
dc.description.resumoA família e o trabalho são elementos fundamentais na qualidade de vida das pessoas, é conde se concentra maior parte do tempo de vida das pessoas. Considerando as mudanças e evoluções pelas quais a sociedade vem passando e da centralidade que o trabalho adquiriu na vida dos indivíduos, em sua perspectiva objetiva e subjetiva, constata-se que a relação trabalho família pode afetar direta e indiretamente os trabalhadores em várias esferas, podendo gerar conflito na relação com a família, especialmente quando se pensa em termos de gênero. A entrada da mulher no mercado de trabalho, que ocorreu a partir de muitas lutas e conquistas legais, trouxe transformações importantes no âmbito familiar, nos costumes, na alimentação, na educação dos filhos, nas finanças e em toda a rotina do lar. Mulheres conquistando seu direito fora de casa e homens seus direitos dentro de casa. Um dos setores de atividades que se observa essa transformação é o de educação. No cenário atual, onde homens e mulheres trabalham e vivenciam as mais variadas situações nas organizações e em seus núcleos familiares, é importante pensar: como funciona a dualidade trabalho-família? Esta pesquisa tem como objetivo investigar a existência de conflitos na relação trabalho-família no cotidiano de professoras(es) na rede municipal de ensino de Naviraí-MS. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário estruturado denominado Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho exerce maior influência no âmbito familiar na dualidade trabalho-família e que a família pouco influência ou não influencia no trabalho das professoras(es) participantes da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edinéia 2022 - Conflito Trabalho Família - A Percepção de Professoras-es.pdf310,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons