Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4673
Tipo: Livro
Título: Práticas da docência no Ensino Superior: vivenciando os três pilares da universidade - ensino, pesquisa, extensão
Autor(es): Montiel, Larissa Wayhs Trein
Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos
Pessôa, Jeniffer Ribeiro
Resumo: Este livro apresenta o resultado de ações formativas realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Pedagogia do Câmpus de Naviraí, o qual evidencia diversas “Práticas da docência no Ensino Superior: vivenciando os três pilares da universidade – ensino, pesquisa e extensão”. Apresentamos assim nove capítulos que relatam reflexões sobre o trabalho realizado na universidade pública brasileira com dedicação de profissionais implicados com esse tripé (ensino, pesquisa e extensão), visando a produção do conhecimento que auxilie a sociedade em suas necessidades urgentes e emergentes, a fim de garantir a promoção e a democratização do conhecimento acadêmico. Oferecendo assim, uma articulação entre o funcionamento institucional e a formação cidadã, considerando o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.
Abstract: This book presents the result of training actions carried out at the Federal University of Mato Grosso do Sul in the Pedagogy course at the Campus of Naviraí, which highlights several "Teaching practices in Higher Education: experiencing the three pillars of the university - teaching, research and extension ”. We thus present nine chapters that report reflections on the work carried out in the Brazilian public university with dedication of professionals involved with this tripod (teaching, research and extension), aiming at the production of knowledge that helps society in its urgent and emerging needs, in order to guarantee the promotion and democratization of academic knowledge. Thus, offering an articulation between institutional functioning and citizen training, considering the educational, cultural and scientific process that articulates Teaching and Research in an inseparable way and enables the transforming relationship between University and Society.
Palavras-chave: formação docente
ensino superior
pesquisa
extensão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4673
Data do documento: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas_da_docência_no_Ensino_Superior_07-04.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons