Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Nayara de Oliveira Quintas-
dc.date.accessioned2022-03-21T19:58:38Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4502-
dc.description.abstractThe present work is interested in portraying what leads a person to undertake, the influence on the decision to choose the segment of the enterprise, the motivation that governs the continuity of the business, the advantages and disadvantages of the process. Interviews were conducted with 21 entrepreneurs through 21 questions, 20 of which were objective and 1 was subjective, which were analyzed in order of relevance. Due to the COVID-19 pandemic, most entrepreneurs were at a time of negative economic impact, moreover, they came to describe with emphasis the attitude of never giving up on a business, even in difficult times of global economic crisis. They also reported on their expectations regarding the post-pandemic. This work provided a vision for future entrepreneurs of the advantages and disadvantages of owning their own business, and the value of the three most important capitals in the enterprise: financial capital, customer capital and intellectual capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.titleEmpreendedorismo por necessidade e empreendedorismo por oportunidade: um diagnóstico no município de Naviraí - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Casagranda, Yasmin Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888412515903604pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Wilson Ravelli Elizeu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8868052729993288pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fábio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862042518562844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/000000000000pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como interesse retratar o que leva uma pessoa a empreender, a influência na decisão da escolha do segmento do empreendimento, a motivação que rege a continuidade do negócio, as vantagens e desvantagens do processo. Foram realizadas entrevistas com 21 empreendedores por meio de 21 perguntas, sendo 20 questões objetivas e 1 questão subjetiva, as quais foram analisadas por ordem de relevância. Por conta da pandemia do COVID- 19 a maioria dos empreendedores se encontrava em um momento de impacto econômico negativo, ademais, vieram a descrever com ênfase a atitude de nunca desistir de um negócio, mesmo em momentos difíceis de crise econômica mundial. Relataram também acerca de suas expectativas em relação ao pós-pandemia. Este trabalho proporcionou uma visão para futuros empreendedores das vantagens e desvantagens de ser dono do próprio negócio, e o valor dos três capitais mais importantes no empreendimento: capital financeiro, capital de clientes e capital intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Nayara Ferreira - Versão Final.pdf529,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons