Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4433
Tipo: | Dissertação |
Título: | ERA UMA VEZ... A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE CRECHE |
Autor(es): | ALMEIDA, Maria Socorro de |
Primeiro orientador: | CINTRA, ROSANA CARLA GONÇALVES GOMES |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar atividade de contação de história no contexto da prática pedagógica de professoras que atuam na educação infantil, na etapa creche. O trabalho surgiu por meio de questionamentos oriundos da minha prática pedagógica, que instigou querer pesquisar essa atividade na prática de outros professores. Nossa vertente epistemológica é a Psicologia Histórico-Cultural, sustentada pelo pensamento marxista, apoiado no reconhecimento de que é pela maneira como o homem se relaciona com os meios de produção, com a organização que a sociedade cria, que ele processa suas relações e contradições. Assim, a pesquisa é qualitativa, a luz da teoria histórico-cultural, tendo como aporte autores como Vigotski (1998; 2001, 2009), Coelho (2003), Cintra (2014; 2015), dentre outros, que destacam o processo criativo infantil, a relevância das narrativas maravilhosas e a contação de história para crianças numa vertente lúdicaeducacional. Adotamos como metodologia fazer um estado do conhecimento e, depois, uma investigação empírica que aconteceu primeiramente por meio de observações quando nos foi oportunizado verificar o desenvolvimento da atividade de contação de histórias desenvolvida por quatro professoras que atuam na educação infantil, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, e, no seguimento, a realização de entrevistas. Como resultado é possível dizer que é preciso investir na formação inicial e continuada do professor, com oferta de cursos que tragam em seu bojo assuntos relacionados a ludicidade e as práticas lúdicas, como a atividade de contação de histórias. Também, que a instituição infantil invista mais em recursos pedagógicos lúdicos, como livros apropriados para faixa etária de atendimento, fantoches, dedoches, aventais para contar histórias, além de ambientes convidativos para o desenvolvimento dessa atividade, pois assim, a prática pedagógica do professor torna-se mais enriquecedora. Para mais, destacamos que a atividade de contação de história assume no contexto educacional infantil um papel social e cultural significativo de desenvolvimento e aprendizagens, mediante a maneira como ela é entendida e aplicada no fazer pedagógico dos professores. Concluímos, principalmente, pela fala das professoras que elas compreendem a relevância dessa atividade para o desenvolvimento criativo, afetivo, cognitivo e físico das crianças, pois afirmam que a atividade de contação de história acontece cotidianamente no fazer pedagógico com objetivos voltados a potencialização da linguagem oral e escrita, as vivências entre seus pares no brincar de faz de conta, por meio do movimento corporal, visual e auditivo. Para as professoras a contação de história deve ser envolvente e promovendo atividades lúdicas voltadas ao prazer de aprender brincando. |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo analisar atividade de contação de história no contexto da prática pedagógica de professoras que atuam na educação infantil, na etapa creche. O trabalho surgiu por meio de questionamentos oriundos da minha prática pedagógica, que instigou querer pesquisar essa atividade na prática de outros professores. Nossa vertente epistemológica é a Psicologia Histórico-Cultural, sustentada pelo pensamento marxista, apoiado no reconhecimento de que é pela maneira como o homem se relaciona com os meios de produção, com a organização que a sociedade cria, que ele processa suas relações e contradições. Assim, a pesquisa é qualitativa, a luz da teoria histórico-cultural, tendo como aporte autores como Vigotski (1998; 2001, 2009), Coelho (2003), Cintra (2014; 2015), dentre outros, que destacam o processo criativo infantil, a relevância das narrativas maravilhosas e a contação de história para crianças numa vertente lúdicaeducacional. Adotamos como metodologia fazer um estado do conhecimento e, depois, uma investigação empírica que aconteceu primeiramente por meio de observações quando nos foi oportunizado verificar o desenvolvimento da atividade de contação de histórias desenvolvida por quatro professoras que atuam na educação infantil, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, e, no seguimento, a realização de entrevistas. Como resultado é possível dizer que é preciso investir na formação inicial e continuada do professor, com oferta de cursos que tragam em seu bojo assuntos relacionados a ludicidade e as práticas lúdicas, como a atividade de contação de histórias. Também, que a instituição infantil invista mais em recursos pedagógicos lúdicos, como livros apropriados para faixa etária de atendimento, fantoches, dedoches, aventais para contar histórias, além de ambientes convidativos para o desenvolvimento dessa atividade, pois assim, a prática pedagógica do professor torna-se mais enriquecedora. Para mais, destacamos que a atividade de contação de história assume no contexto educacional infantil um papel social e cultural significativo de desenvolvimento e aprendizagens, mediante a maneira como ela é entendida e aplicada no fazer pedagógico dos professores. Concluímos, principalmente, pela fala das professoras que elas compreendem a relevância dessa atividade para o desenvolvimento criativo, afetivo, cognitivo e físico das crianças, pois afirmam que a atividade de contação de história acontece cotidianamente no fazer pedagógico com objetivos voltados a potencialização da linguagem oral e escrita, as vivências entre seus pares no brincar de faz de conta, por meio do movimento corporal, visual e auditivo. Para as professoras a contação de história deve ser envolvente e promovendo atividades lúdicas voltadas ao prazer de aprender brincando. |
Palavras-chave: | Contação de Histórias; Imaginário Infantil; Fazer Pedagógico. Contação de Histórias; Imaginário Infantil; Fazer Pedagógico. |
CNPq: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4433 |
Data do documento: | 23-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Claudilene.pdf | 893,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons