Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorÁlvaro José Vedovati Garcia-
dc.date.accessioned2021-08-11T15:27:03Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:10Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3898-
dc.description.abstractRestorativejusticeisarelativelynewthemeinBrazilthathasbeenincreasinglystudiedandapplied in several spheres, such as education, domestic violence, indigenous people, the prison system and the judicial system. This dissertation aims to contribute to the dissemination of this theory and practices in the Schools of the State Education Network of Mato Grosso do Sul, starting from its relationship with Philosophy. Thus, this work seeks to conceptualize the theme based on the bibliographic review on the subject and in dialogue with Kantian Philosophy. Kant's defense that morality must have universal validity makes a great contribution to the procedures of Restorative Justice, as it is a reference on ethics, morals and justice that are correlated with the values reflected in all restorative practices performed. Restorative Justice is a new model of justice aimed at situations harmed by the existence of violence. Values autonomy and dialogue, creating opportunities for people involved in the conflict (author and receiver of the fact, family and community) to dialogue and understand the real cause of the conflict, aiming to restore harmony andbalancebetweenall.Restorativeethicsisoneofinclusionandsocialresponsibilityandpromotes the concept of active responsibility. The greatest point of contact between restorative practices is thechangeinperceptioninrelationtoconflict,withinclusion,whichstemsfromtherighttobelong, equality,thedignityofthehumanperson,whichenablesreconciliationandopensthewayforpeace, making possible, in turn, the construction of a school environment with a more harmonious coexistence.Takingintoaccountmypracticeaddedtothetheoreticalbasisdescribed,thereisaneed to expand this practice in the State Education Network (REE) of Mato Grosso do Sul, considering that today only five schools are served with the program. The result obtained in schools with the contribution of Restorative Justice articulated with the other pedagogical projects developed at the LinoVillacháStateSchoolinrecentyears(2017-2019)pointstoresultsthatdeserve attentioninterms of training human beings for the correct relationship with themselves same, with the other, with the environment and with the word. As a product of this work, a booklet was created aimed at schools emphasizing how to receive adolescents and young people who comply with socio-educational measures.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia, Justiça Restaurativa, Kant, Paz, Ética.-
dc.titleVALORES DA JUSTIÇA RESTAURATIVA E A PRÁTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marta Rios Alves Nunes da Costa-
dc.description.resumoA Justiça Restaurativa é um tema relativamente novo no Brasil que vem sendo cada vez mais estudado e aplicado em diversas esferas, como a educação, violência doméstica, indígenas, sistema prisional e sistema judiciário. A presente dissertação visa contribuir para a disseminação desta teoria e prática nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, partindo da sua relação com a Filosofia. Assim, este trabalho busca conceituar o tema com base na revisão bibliográfica sobre o assunto e dialogando com a Filosofia Kantiana. A defesa de Kant de que a moralidade deve ter validade universal traz grande contribuição para os procedimentos da Justiça Restaurativa, pois é uma referência sobre a ética, a moral e a justiça que estão correlacionadas com os valores refletidos em todas as práticas restaurativas realizadas. A Justiça Restaurativa é um novo modelo de justiça voltado para as situações prejudicadas pela existência da violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam dialogar e entender a causa real do conflito, objetivando restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A ética restaurativa é de inclusão e de responsabilidade social e promove o conceito de responsabilidade ativa. O maior ponto de contato entre as práticas restaurativas é a mudança de percepção em relação ao conflito, com a inclusão, que decorre do direito de pertencer, a igualdade, a dignidade da pessoa humana, o que possibilita a reconciliação e abre o caminho para a paz, possibilitando, por sua vez, a construção de um ambiente escolar com uma convivência mais harmoniosa. Levando em consideração minha prática somada ao embasamento teórico descrito, observa-se a necessidade de ampliação dessa prática na Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul, considerando que hoje somente cinco escolas são atendidas com o programa. O resultado auferido nas escolas com o aporte da Justiça Restaurativa articulado com os demais projetos pedagógicos desenvolvidos na Escola Estadual Lino Villachá no percurso dos últimos anos (2017-2019) aponta resultados que merecem atenção no sentido da formação do ser humano para o relacionamento correto consigo mesmo, com o outro, com o meio ambiente e com o mundo. Como produto deste trabalho, foi criado uma Cartilha direcionado às escolas enfatizando como receber adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARTILHA_produtodissertacao_ALVAROJOSE_22052021.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.