Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2836Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Letícia Casagrande | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-24T01:34:27Z | - |
| dc.date.available | 2021-09-30T19:57:35Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2836 | - |
| dc.description.abstract | Essa pesquisa insere-se na lacuna dos estudos acadêmicos acerca das ações da família na trajetória escolar de seus filhos. O foco da pesquisa é a presença de professores particulares como uma estratégia das famílias para garantir que seus filhos obtenham sucesso na trajetória escolar. A perspectiva teórica adotada deriva dos estudos de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. O objetivo principal é o de identificar e analisar as expectativas e os reais benefícios/vantagens da presença do professor particular no processo de escolarização dos agentes – estudantes de educação básica. A metodologia da pesquisa teve como etapa inicial o levantamento bibliográfico sobre o tema investigado, seguido de entrevistas com famílias, professores particulares e gestores de instituições que oferecem os serviços de reforço e acompanhamento escolar em Campo Grande/MS. Diante das diversas possibilidades de investimento na escolarização de seus filhos, que as famílias possuem a partir do mercado escolar, percebe-se cada vez mais um envolvimento dos pais na trajetória escolar dos estudantes. Assim, estratégias são desenvolvidas e novos elementos são colocados à disposição dos estudantes para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. Foi possível compreender que o professor particular é entendido pelas famílias como uma forma de garantir aos filhos que tenham um acompanhamento escolar. Em síntese, o atendimento individual que desenvolvem com os alunos é visto como o principal benefício entre aqueles que contratam e oferecem aulas particulares. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Família | pt_BR |
| dc.subject | Escolas | pt_BR |
| dc.subject | Professores | pt_BR |
| dc.subject | Families | pt_BR |
| dc.subject | Schools | pt_BR |
| dc.subject | Teachers | pt_BR |
| dc.title | Estratégias de parentocracia na escolarização de agentes da escolarização básica: um estudo sobre a presença de professores particulares | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Jacira Helena do Valle Pereira | - |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Letícia Casagrande Oliveira.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


