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Tipo: Tese
Título: A aprendizagem profissional da docência de professores de ciências e biologia: um estudo por meio das histórias de vida
Autor(es): Xavier, Mírian
Primeiro orientador: Mello, Lucrécia Stringhetta
Abstract: Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá o processo de constituição da docência dos professores de ciências e biologia em início de carreira. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa e as histórias de vidas como instrumento de coleta de dados, que se mostraram capazes de desvelar ações e saberes dos professores, ao mesmo tempo em que retomaram e refletiram sobre suas concepções e práticas. A coleta das histórias de vidas ocorreu durante o último semestre de 2011 e o primeiro de 2012. Participaram do estudo quatro professores de Ciências e Biologia (Rodrigo, Maria, Karina e Diliris) com menos de cinco anos de carreira docente que atuavam nos municípios de Taquarussu, Glória de Dourados, Itaporã e Dourados, localizados na região da Grande Dourados, MS. Os dados foram organizados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, que permitiu elaborar duas categorias: “Tempo de transição: do ingresso na escola a formação universitária” e “Tempos de desafios: o início da docência”. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem da docência se dá em diferentes contextos formativos e a partir de fontes complexas, caracterizando-se como um processo longo e contínuo que se inicia durante a infância e permanece após o ingresso no magistério, sendo o exercício da docência requisito fundamental para consolidar a constituição do ser professor. Dessa forma, a constituição da docência dos professores de Ciências e Biologia ocorre no seio da família e dos amigos, pela influência de antigos professores, dos saberes disciplinares construídos na universidade, a partir de livros didáticos e de cursos de formação continuada, na convivência com alunos e demais atores da escola e, por fim, nas situações de conflitos vivenciados no dia a dia da escola. Entender que o “se tornar professor de Ciências e Biologia” ultrapassa os limites da graduação é fundamental para alargar os horizontes em busca de uma formação inicial que dê condições para o graduando construir conhecimentos, atitudes e habilidades, de forma que seu ingresso no magistério aconteça de maneira menos difícil e solitária.
ABSTRACT - This work aims to understand how is the process of teaching constitutes itself to the biology and science teachers at the beginning of their careers. The methodological approach was qualitative research and life histories as an instrument of data collection, which proved capable of revealing actions and knowledge of teachers while they returned and reflected on their own concepts and practices. The collection of life stories occurred during the last half of 2011 and the first half of 2012. The participants were four Science and Biology teachers (Rodrigo, Maria, Karina and Diliris) with less than five years of teaching career who worked in the municipalities of Taquarussu, Glória de Dourados, Itaporã and Dourados, located in the Grande Dourados region, MS area. Data were organized and analyzed with the content analysis technique, it allowed the establishment of two categories: “Transition time: from school entry to university education” and “Challenge times: the beginning of teaching profession”. The results evidenced that learning of professional teaching occurs in different educational contexts and from complex sources, characterized itself as a long and continuous process that begins during childhood and remains after the entry into professional teaching, and the practice of teaching become a fundamental requirement to consolidate the constitution of being a professional teacher. Thus, the establishment of teacher’s professional teaching of Science and Biology occurs within the family unit plus friends, influence of former teachers, university disciplinary knowledge built from textbooks and continuing education courses, in coexistence with students and other school stakeholders, and finally, in conflicting situations experienced in school day-to-day. To understand that the "become teacher of science and biology" is beyond the limits of graduation is necessary to broadening the horizons searching the initial training that can give conditions for the graduating build knowledge, attitudes and skills, so that their entry into professional teaching happens in a less difficult and lonely way.
Palavras-chave: Professores - formação
Professores - atitudes
Ensino - orientação profissional
Teachers, Training of
Teaching
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2277
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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