Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedrini, Leandro Colombo-
dc.date.accessioned2015-03-23T19:11:33Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:46Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2162-
dc.description.abstractO presente trabalho, refere-se ao estudo de Sistemas Lineares nos Ensinos Fundamental e Médio, trazendo parte de sua história, a fundamentação teórica e algumas aplicações. Um estudo criterioso foi realizado com o auxílio das referências bibliográ cas, foi elaborado um breve histórico da história da matemática sobre álgebra e sistemas lineares. Foi apresentado porque, quando e como deve ser introduzido o ensino de sistemas lineares nos Ensinos Fundamental e Médio, mostrando os métodos que devem ser utilizados em cada etapa de ensino, bem como os tipos de sistemas estudados, fazendo uma análise de três livros didáticos utilizados no segundo ano do ensino médio, apontando uma contribuição de como pode ser apresentado o conteúdo de sistemas lineares, com a utilização da representação geométrica de sistemas. O embasamento teórico sobre Sistemas Lineares foi feito de maneira clara e objetiva, na sequência, buscou-se elencar algumas aplicações de Sistemas Lineares adequadas ao nível de ensino destes alunos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This work presents a study about linear systems in primary and secondary education. The work presents linear systems history, theoretical foundations, and some applications. We have performed a detailed study based on the bibliographical references. We have also described the history of algebra and linear systems. In this work, we intend to discuss why, when, and how to introduce the teaching of linear systems in primary and secondary education. We have shown methods that can be adopted in each step of teaching followed by the types of linear systems that can be studied. Three di erent books adopted in the second grade of the secondary education have been analyzed in order to indicate how the linear systems content can be presented, based on the systems geometric representation. The theoretical foundations of linear systems are clearly and objectively presented through the text. Some applications of linear systems have been selected based on the learning level of the students.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas Linearespt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSystems, Linearpt_BR
dc.titleO estudo de sistemas lineares nos ensinos fundamental e médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rúbia Mara de Oliveira-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRO COLOMBO PEDRINI.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.