Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Interatividade, virtualidade e imersividade: a participação na obra de arte contemporânea |
| Autor(es): | Melo, Venise Paschoal de |
| Primeiro orientador: | Menegazzo, Maria Adélia |
| Abstract: | Com a utilização de diferentes suportes e também com a utilização de recursos das tecnologias digitais, a arte contemporânea tem apresentado múltiplas formas de experimentações estéticas, que possibilitam a participação do público, garantindo uma obra cada vez mais interativa e colaborativa. A partir do conceito de arte contemporânea interativa, esta dissertação propõe a sistematização e a apresentação, como uma visão panorâmica, dos níveis de abertura da obra de arte participativa, no campo da literatura, do cinema e das artes plásticas. Como exemplificação, analisamos obras específicas de cada modalidade: Livro de Cabeceira, do diretor cinematográfico Peter Greenaway; Se um viajante em uma noite de inverno, romance do escritor Ítalo Calvino; e Osmose e Ephémère, obras de instalação artística e imersão virtual da artista Char Davies, para verificar as possibilidades de abertura e participação do leitor. |
| Palavras-chave: | Arte Digital Literatura Teoria Literária |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466 |
| Data do documento: | 2008 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Venise Paschoal de Melo.pdf | 842,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


