Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Venise Paschoal de | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-31T20:12:25Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466 | - |
dc.description.abstract | Com a utilização de diferentes suportes e também com a utilização de recursos das tecnologias digitais, a arte contemporânea tem apresentado múltiplas formas de experimentações estéticas, que possibilitam a participação do público, garantindo uma obra cada vez mais interativa e colaborativa. A partir do conceito de arte contemporânea interativa, esta dissertação propõe a sistematização e a apresentação, como uma visão panorâmica, dos níveis de abertura da obra de arte participativa, no campo da literatura, do cinema e das artes plásticas. Como exemplificação, analisamos obras específicas de cada modalidade: Livro de Cabeceira, do diretor cinematográfico Peter Greenaway; Se um viajante em uma noite de inverno, romance do escritor Ítalo Calvino; e Osmose e Ephémère, obras de instalação artística e imersão virtual da artista Char Davies, para verificar as possibilidades de abertura e participação do leitor. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte Digital | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Teoria Literária | pt_BR |
dc.title | Interatividade, virtualidade e imersividade: a participação na obra de arte contemporânea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menegazzo, Maria Adélia | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Venise Paschoal de Melo.pdf | 842,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.