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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14129| Tipo: | Tese |
| Título: | INTEGRAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMAZÔNICOS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM A NATUREZA |
| Autor(es): | Fabrícia Souza da Silva |
| Primeiro orientador: | Patricia Helena Mirandola Garcia |
| Resumo: | A Amazônia é um território de ampla diversidade biológica e cultural, que reúne riquezas naturais únicas e modos de vida tradicionais, reafirmando sua relevância socioambiental. Apesar disso, esse potencial ainda é pouco explorado na Educação Infantil, etapa em que o contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e motor das crianças. Autores como Capra (2006), Tiriba (2010), Profice (2016), Louv (2016) Horn e Barbosa (2022), apontam que a aproximação com ambientes naturais na infância favorece vínculos positivos com o meio e estimula a sensibilização para os problemas socioambientais. Nesse contexto, a integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil mostra-se fundamental para proporcionar experiências significativas de interação com a natureza, contribuindo para a construção de valores e atitudes socioambientais desde a primeira infância. Partindo desse princípio, o objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades e os desafios da integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil, com vistas à promoção de experiências significativas de interação das crianças com a natureza. No que se refere aos aspectos metodológicos da pesquisa, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de campo. Os dados foram coletados em um Centro Integrado Municipal de Educação Infantil e em quatro espaços educativos não formais localizados em diferentes zonas da cidade de Manaus, AM. Participaram da pesquisa crianças pequenas e professores da Educação Infantil e um gestor do Museu da Amazônia. As técnicas de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observação participante, Sequência Didática e pesquisa de campo. Para a análise dos dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo de Bardin e a metodologia de análise de mapas mentais de Salete Kozel. Os resultados encontrados evidenciam que a integração entre os espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos e o currículo da Educação Infantil favorece vivências significativas, ampliando a conexão das crianças com a natureza e estimulando o pertencimento ao território. As experiências possibilitaram aprendizagens contextualizadas, despertaram curiosidade, encantamento e valores de cuidado socioambiental, tornando o currículo mais próximo da realidade amazônica. Entre os desafios identificados, destacam-se a dificuldade de acesso, limitações de infraestrutura, ausência de políticas institucionais que assegurem visitas regulares e a necessidade de maior qualificação da mediação pedagógica. No entanto, esses obstáculos não se sobrepõem aos benefícios. Ao contrário, reforçam a necessidade de ampliar e consolidar tais práticas, dado o impacto positivo na formação das crianças. Em síntese, os resultados indicam que a integração dos espaços não formais ao currículo é uma estratégia promissora, capaz de enriquecer a Educação Infantil com experiências únicas de contato com a natureza e de fortalecimento de valores socioambientais. |
| Abstract: | The Amazon is a territory of broad biological and cultural diversity, bringing together unique natural resources and traditional ways of life, reaffirming its socio-environmental relevance. Despite this, this potential is still little explored in Early Childhood Education, a stage where contact with nature is essential for children's cognitive, affective, emotional, and motor development. Authors such as Capra (2006), Tiriba (2010), Profice (2016), Louv (2016), Horn and Barbosa (2022) highlight that approaching natural environments in childhood favors positive bonds with the environment and stimulates sensitivity to socio-environmental problems. Therefore, in this context, integrating Amazonian non-formal Environmental Education spaces into the Early Childhood Education curriculum proves fundamental to providing meaningful experiences of interaction with nature, contributing to the construction of socio-environmental values and attitudes from early childhood. Starting from this principle, the objective of this research was to analyze the possibilities and challenges of integrating Amazonian non-formal Environmental Education spaces into the Early Childhood Education curriculum, to promote meaningful experiences of interaction between children and nature. Regarding the methodological aspects of the research, the study adopted a qualitative approach, with a descriptive and field-based nature. Data were collected in a Municipal Integrated Center for Early Childhood Education and in four non-formal educational spaces located in different zones of the city of Manaus, AM. Participants in the research included young children and Early Childhood Education teachers, as well as a manager from the Amazon Museum. Data collection techniques included semi-structured interviews, participant observation, teaching sequences, and field research. For data analysis, Bardin's Content Analysis and Salete Kozel’s methodology for mental map analysis were used. The results evidence that the integration between Amazonian non-formal Environmental Education spaces and the Early Childhood Education curriculum favors meaningful experiences, expanding children's connection with nature and stimulating a sense of belonging to the territory. The experiences enabled contextualized learning, sparked curiosity, enchantment, and values of socio-environmental care, making the curriculum closer to the Amazonian reality. Among the identified challenges, the following stand out: difficulty of access, infrastructure limitations, absence of institutional policies that ensure regular visits, and the need for greater qualification of pedagogical mediation. However, these obstacles do not outweigh the benefits. On the contrary, they reinforce the need to expand and consolidate such practices, given the positive impact on children's development. In summary, the results indicate that the integration of non-formal spaces into the curriculum is a promising strategy, capable of enriching Early Childhood Education with unique experiences of contact with nature and strengthening socio-environmental values. |
| Palavras-chave: | Currículo, Criança, Natureza, Educação Infantil, Espaços Educativos Não Formais Amazônicos. |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14129 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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