Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14118| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Ensino de Modelos Atômicos na Educação Básica: Análise de Estratégias de Ensino a partir de uma Revisão da Literatura |
| Autor(es): | LUCAS TOGNOLI RODRIGUES |
| Primeiro orientador: | LISIANE BARCELLOS CALHEIRO |
| Resumo: | O ensino de modelos atômicos constitui um dos pilares fundamentais para a compreensão da ciência, especialmente nos campos da Física e da Química, por envolver conceitos que articulam a estrutura da matéria, os processos de transformação química e os fundamentos da Física Moderna. Inserido nesse contexto, este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma revisão da literatura cujo objetivo é analisar as propostas de ensino de modelos atômicos direcionadas à Educação Básica, identificando suas características, abordagens pedagógicas e contribuições para a aprendizagem. A partir dessa perspectiva, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: Quais propostas didáticas para o ensino de modelos atômicos na educação básica têm sido apresentadas na literatura científica brasileira? Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão de literatura, cujas produções foram analisadas e organizadas em quatro categorias principais: (1) questões epistemológicas e históricas relacionadas ao ensino de modelos atômicos; (2) propostas aplicadas em sala de aula acompanhadas de resultados de aprendizagem; (3) , Propostas de ensino voltadas ao estudo de modelos atômicos; e (4) Análises de livros didáticos do ensino médio que abordam conteúdos de modelos atômicos, estabeleceram-se ainda subcategorias que abarcam o uso de TICs, atividades lúdicas, história da ciência, analogias, produção de atividades escritas e recursos computacionais. A análise revelou que, embora cada abordagem apresente desafios específicos, todas contribuem para promover aprendizagens com significados, levando os estudantes a substituir explicações baseadas na memorização por argumentos mais coerentes e conceitualmente fundamentados. Conclui-se que a combinação de diferentes metodologias, quando adequadamente contextualizadas, favorece uma compreensão dos modelos atômicos, fortalecendo tanto a construção conceitual. |
| Abstract: | The teaching of atomic models is one of the fundamental pillars for understanding science, especially in the fields of Physics and Chemistry, as it involves concepts related to the structure of matter, chemical transformation processes, and the foundations of Modern Physics. Within this context, this undergraduate thesis presents a literature review aimed at analyzing teaching proposals on atomic models directed at Basic Education, identifying their characteristics, pedagogical approaches, and contributions to student learning. From this perspective, the research sought to answer the following question: What teaching proposals for the instruction of atomic models in Basic Education have been presented in Brazilian scientific literature? To achieve this objective, a literature review was conducted, and the selected studies were analyzed and organized into four main categories: (1) epistemological and historical issues related to the teaching of atomic models; (2) proposals implemented in the classroom and accompanied by learning outcomes; (3) teaching proposals specifically focused on the study of atomic models; and (4) analyses of high school textbooks that address content related to atomic models. Additionally, subcategories were established to encompass the use of ICTs, playful activities, history of science, analogies, production of written activities, and computational resources. The analysis revealed that, although each approach presents specific challenges, all contribute to promoting meaningful learning, leading students to replace memorization-based explanations with more coherent and conceptually grounded arguments. It is concluded that the combination of different methodologies, when appropriately contextualized, favors a more robust understanding of atomic models and strengthens conceptual development. |
| Palavras-chave: | Ensino de Ciências. Modelos Atômicos. Educação Básica. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14118 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Física - Licenciatura (INFI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 33644.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

