Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12826Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.creator | Odair Campos de Souza | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T22:41:52Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-24T22:41:52Z | - | 
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12826 | - | 
| dc.description.abstract | This study investigates teacher authority in light of Hannah Arendt's thought, taking as its central focus the essay “The Crisis in Education,” found in Between Past and Future. The main objective is to understand how Arendt's interpretation of education, articulated with concepts such as tradition, authority, and novelty, can illuminate the discussion on the role of teachers in contemporary times, especially in Brazilian public secondary education. From this perspective, authority is not conceived as an imposition, but as the thread that sustains the journey of the new toward the common world, protecting both the child from the world and the world from the child, until both are ready to encounter each other with maturity and freedom. As a pedagogical proposal, the work presents an educational product aimed at teacher training, designed to help teachers rebuild their ethical and pedagogical authority through reflective activities grounded in Arendt's ideas. It is, therefore, a defense of the school as a space for introduction to the world, and not for political experimentation, reaffirming the teacher's mission to form human beings capable of thinking, judging and acting with conscience. Keywords: Authority; Education; Hannah Arendt; Teacher; Tradition. | - | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | AUTORIDADE DO PROFESSOR. PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT. | - | 
| dc.title | "REFLEXÕES SOBRE A AUTORIDADE DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT" | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Marta Rios Alves Nunes da Costa | - | 
| dc.description.resumo | Neste estudo, investiga-se a autoridade do professor à luz do pensamento de Hannah Arendt, tomando como recorte central o ensaio “A Crise na Educação”, presente na obra Entre o Passado e o Futuro. O objetivo principal é compreender como a leitura arendtiana da educação, articulada a conceitos como tradição, autoridade e novidade, é capaz de iluminar a discussão sobre o papel do docente na contemporaneidade, especialmente no ensino médio público brasileiro. Sob essa perspectiva, a autoridade não é concebida como imposição, mas como o fio que sustenta a travessia do novo rumo ao mundo comum, protegendo tanto a criança do mundo quanto o mundo da criança, até que ambos estejam prontos para se encontrar com maturidade e liberdade.Como proposta pedagógica, o trabalho apresenta um produto educacional voltado à formação docente, concebido para auxiliar professores a reconstruírem sua autoridade ética e pedagógica por meio de atividades reflexivas fundamentadas nas ideias de Arendt. Trata-se, pois, de uma defesa da escola como espaço de introdução ao mundo, e não de experimentações políticas, reafirmando a missão do professor de formar seres humanos capazes de pensar, julgar e agir com consciência. Palavras-Chave: Autoridade; Educação; Hannah Arendt; Professor; Tradição. | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO ODAIR CAMPOS DE SOUZA 2025.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

