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Tipo: Tese
Título: EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO QUALIFICADA: UM OUTRO CAMINHO POSSÍVEL PARA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Autor(es): Claudio Rodrigues Fabi
Primeiro orientador: Icleia Albuquerque de Vargas
Resumo: Esta tese teve como objetivo central analisar a relevância da participação qualificada, mediada pela Educação Ambiental Crítica, como instrumento estratégico para o aprimoramento da Gestão Ambiental Pública (GAP). O estudo toma como referência os Ciclos de Formação em Gestão Socioambiental promovidos pelo ICMBio, que abordam temas como Educação Ambiental, Gestão Participativa e Gestão de Conflitos no contexto das Unidades de Conservação (UCs) e da conservação de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Fundamentada em autores como Paulo Freire, Enrique Leff, Philippe Layrargues e José da Silva Quintas, a pesquisa compreende a Educação Ambiental como instrumento de Gestão e a participação como prática formativa, crítica e situada politicamente. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com análise de conteúdo de documentos, entrevistas e projetos elaborados por cursistas atuantes em duas UCs, uma de proteção integral e outra de uso sustentável, e em Centros de Pesquisa vinculados a Planos de Ação Nacional (PANs). Os resultados indicam que os processos formativos ampliam a compreensão dos conflitos socioambientais, fortalecem a gestão compartilhada e valorizam os saberes locais. Conclui-se que a Educação Ambiental Crítica, ao qualificar a participação social, contribui para práticas de gestão ambiental mais democráticas, sensíveis à diversidade sociocultural e mais eficazes na conservação da sociobiodiversidade.
Abstract: This thesis aimed to analyze the relevance of qualified participation, mediated by Critical Environmental Education, as a strategic tool for improving Public Environmental Management (PEM). The study is based on the Training Cycles in Socio-environmental Management promoted by ICMBio, which address topics such as Environmental Education, Participatory Management, and Conflict Management within the context of Protected Area (PA) and the conservation of endangered wildlife species. Grounded in authors such as Paulo Freire, Enrique Leff, Philippe Layrargues e José da Silva Quintas, the research understands Environmental Education as a management tool and participation as a formative, critical, and politically situated practice. The methodology adopted was a case study, with content analysis of documents, interviews, and projects developed by course participants working in two CUs—one of full protection and another of sustainable use—and in Research Centers linked to National Action Plans (NAPs). The results indicate that the training processes broaden the understanding of socioenvironmental conflicts, strengthen shared management, and value local knowledge. It is concluded that Critical Environmental Education, by qualifying social participation, contributes to more democratic environmental management practices, sensitive to sociocultural diversity and more effective in conserving sociobiodiversity.
Palavras-chave: Gestão Socioambiental
Participação Qualificada
Conservação da Biodiversidade
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12765
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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