Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12764
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CONSTRUINDO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS: SIMULADOR DE EROSÃO NO ENSINO DE GEOLOGIA E SOLOS |
Autor(es): | AURORA GAUTO ESPINDOLA |
Primeiro orientador: | DIRCE FERREIRA LUZ |
Resumo: | A abordagem do tema “Solos” em sala de aula enfatiza a importância de sua conservação para a manutenção da vida na Terra. O presente artigo é resultado de um experimento desenvolvido em sala de aula, na disciplina de Ciências, com a participação de alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola da rede pública de tempo integral e estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo geral deste estudo foi apresentar uma metodologia ativa no ensino dos processos de erosão e conservação do solo, através de aulas práticas, facilitando assim, o processo de aprendizagem dos estudantes com o respectivo tema. |
Abstract: | The approach to the subject of “Soils” in the classroom emphasizes the importance of its conservation for the maintenance of life on Earth. This article is the result of an experiment carried out in the classroom, in the subject of Science, with the participation of primary school students from a full-time public school and students taking part in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The general aim of this study was to present an active methodology for teaching the processes of soil erosion and conservation, through practical lessons, thus facilitating the students' learning process with the respective subject. |
Palavras-chave: | aula prática escola aprendizagem |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12764 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
30650.pdf | 903,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.