Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | INGRID APARECIDA GOMES | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T21:38:26Z | - |
dc.date.available | 2025-08-12T21:38:26Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12436 | - |
dc.description.abstract | Abstract This study seeks to foreground the agency and leadership of the women of Colônia Pulador, a rural community in the municipality of Anastácio, Mato Grosso do Sul, Brazil, by valorizing their gastronomic and cultural knowledge. Such knowledge is interpreted as a form of resistance, identity reaffirmation, and knowledge production within the context of the Festa da Farinha (Flour Festival), a traditional celebration of local Northeastern Brazilian heritage. The research employed bibliographic review, semi-structured interviews with female community members, and the implementation of a traditional Northeastern cooking workshop at the local school, engaging elementary students. The analysis examines the transformation of the Festa da Farinha from its original purpose of safeguarding Northeastern traditions to its current state, increasingly influenced by market interests, which has directly affected women’s participation and the preservation of core cultural values. The theoretical framework draws on feminist and gender studies, particularly the contributions of Simone de Beauvoir, Judith Butler, Linda Nicholson, Telma Gurgel, and Heloísa Buarque de Hollanda, alongside reflections on identity and culture from Stuart Hall, Néstor García Canclini, and Raymond Williams. By framing culinary practice as both a political and pedagogical act, the study underscores the significance of integrating traditional knowledge into school environments as a strategy to resist cultural erasure and to affirm women’s collective memory. It reaffirms the school as a legitimate space for the transmission of ancestral knowledge and the construction of a more plural, critical, and contextually grounded education. Keywords: Festa da Farinha; Rural Feminism; Colônia Pulador; Culture and Resistance | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Festa da Farinha | - |
dc.subject | Feminismo Rural | - |
dc.subject | Colônia do Pulador | - |
dc.subject | saberes culturais | - |
dc.title | O saber-fazer das mulheres rurais na Festa da Farinha de Anastácio-MS: memória, cultura e resistência. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Patricia Zaczuk Bassinello | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar o protagonismo das mulheres da Colônia Pulador, localizada na zona rural do município de Anastácio-MS, por meio da valorização de seus saberes gastronômicos e culturais. Esses saberes são interpretados como formas de resistência, reafirmação identitária e produção de conhecimento no contexto da Festa da Farinha, evento tradicional que celebra a cultura nordestina local. A investigação foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas com moradoras da comunidade e a realização de uma oficina de culinária tradicional nordestina na escola local, envolvendo crianças do Ensino Fundamental. O estudo analisa a evolução da Festa da Farinha, inicialmente voltada à preservação das tradições nordestinas, mas que, com o passar dos anos, passou a sofrer interferências do mercado, impactando diretamente a participação feminina e os valores culturais originais. O trabalho ancora-se em referenciais teóricos do feminismo e dos estudos de gênero, com ênfase nas contribuições de Simone de Beauvoir, Judith Butler, Linda Nicholson, Telma Gurgel e Heloísa Buarque de Hollanda, bem como nas reflexões sobre identidade e cultura propostas por Stuart Hall, Néstor García Canclini e Raymond Williams. Através da análise da prática culinária como ato político e pedagógico, evidencia-se a importância de integrar os saberes tradicionais ao ambiente escolar como forma de resistência ao apagamento cultural e valorização das memórias coletivas femininas. A pesquisa reafirma a escola como espaço legítimo para a transmissão de saberes ancestrais e construção de uma educação mais plural, crítica e situada. Palavras-chave: Festa da Farinha; Feminismo Rural; Colônia Pulador; Cultura e resistência | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação_Ingrid_PPGCult.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.