Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12420
Tipo: | Tese |
Título: | AS EXPRESSÕES DA SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR NA ORGANIZAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA SALA DE AULA |
Autor(es): | Daniel Mendes da Silva Filho |
Primeiro orientador: | Alexandra Ayach Anache |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral analisar as expressões da subjetividade individual do professor na organização da acessibilidade na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. Contou com os seguintes objetivos específicos: I- caracterizar as condições de acessibilidade na Rede Municipal de Ensino de Corumbá-MS com base nas informações do Inep; II- compreender como a acessibilidade está configurada na subjetividade dos docentes que atuam em uma turma do ensino fundamental (anos iniciais); e III- apreender como as expressões da subjetividade individual dos professores sobre a acessibilidade podem contribuir para o processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência. O conceito de acessibilidade, fundamental neste estudo, é sustentado pelas definições da Organização das Nações Unidas, especificamente, na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015). Considera-se que, no contexto educacional, a acessibilidade está diretamente relacionada com o processo de inclusão escolar, como eliminação de barreiras para a aprendizagem dos estudantes com deficiência. Trata-se de um conceito sistêmico, que deve ser personalizado conforme se avança no diálogo com o próprio estudante, com vistas a garantir mais autonomia, segurança e conforto. Fundamentado na teoria da Subjetividade proposta por Fernando González Rey, o estudo utiliza dados estatísticos governamentais, produções orais e escritas de três participantes: duas professoras e uma coordenadora. Com isso, buscou-se compreender a organização das condições de acessibilidade na sala de aula no período de 2015 a 2022. As análises das informações do censo escolar, documentação oficial e estudos de caso possibilitaram a defesa da tese de que o conceito de acessibilidade se materializa a partir da sua compreensão como uma produção subjetiva, gestada nas relações concretas da experiência humana. A pesquisa revelou que: a) há a necessidade de se investir nas formações inicial e continuada, envolvendo discussões sobre a acessibilidade no contexto da sala de aula; b) o corpo docente precisa se identificar como parte responsável pela promoção da acessibilidade no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência; c) os investimentos nas formas de expressão do estudante com deficiência, com vistas a mobilizar sentidos subjetivos favoráveis à sua aprendizagem, precisam ser ampliados; d) as discussões sobre a acessibilidade devem permear a elaboração do PPP da escola. Por fim, constatou-se que o lugar de sujeito, na organização das condições de acessibilidade na sala de aula, ainda é um espaço a ser conquistado pelos docentes. Palavras-chave: Teoria da Subjetividade. Acessibilidade. Inclusão Escolar. Educação Básica. |
Abstract: | This study aims to analyze the expressions of individual teacher subjectivity in the organization of accessibility in early elementary school classrooms. Specifically, the study pursued the following objectives: (i) to characterize the conditions of accessibility in the Municipal Education System of Corumbá-MS based on data from INEP; (ii) to understand how accessibility is configured within the subjectivity of teachers working in an elementary school classroom (early years); and (iii) to grasp how the expressions of teachers’ individual subjectivity regarding accessibility can contribute to the school inclusion process of students with disabilities. The concept of accessibility, which is central to this study, is grounded in the definitions provided by the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities and by the Brazilian Inclusion Law (Law nº 13.146/2015). In the educational context, accessibility is directly related to the process of school inclusion, understood as the removal of barriers to learning by students with disabilities. It is a systemic concept that must be personalized as the dialogue with the student progresses, with the aim of ensuring greater autonomy, safety, and comfort. Anchored in the Theory of Subjectivity proposed by Fernando González Rey, the research utilizes governmental statistical data as well as oral and written narratives from three participants: two teachers and a coordinator. The study sought to understand the organization of accessibility conditions in the classroom from 2015 to 2022. The analysis of school census data, official documentation and case studies supported the argument of the concept of accessibility is realized through its understanding as a subjective construct, shaped within the concrete relationships of human experience. The research revealed that: a) it is necessary to invest both in initial and continuing teacher education, including discussions on accessibility within the classroom context; b) the teaching staff must recognize themselves as partially responsible for promoting accessibility in the learning process of students with disabilities; c) investments in diverse forms of expression for students with disabilities, aimed at fostering subjective meanings that support their learning, need to be expanded; d) discussions on accessibility should be integrated into the development of the school’s Pedagogical Political Project (PPP). Finally, it was found that the position of the teacher as a subject in the organization of accessibility conditions in the classroom is still a space to be claimed. Keywords: Theory of Subjectivity. Accessibility. Inclusive Education. Basic Education. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12420 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TeseDaniel_2025.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.