Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12311
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise Econômica entre Pavimento Flexível e Pavimento Rígido do tipo Whitetoppinh na GO-070, trecho entre Goiânia e Goianira |
Autor(es): | BIANCA DA SILVA LOPES |
Primeiro orientador: | JANUSA SOARES DE ARAUJO |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre duas técnicas de restauração de pavimentos – pavimento flexível com reciclagem da base e pavimento rígido do tipo Whitetopping – aplicadas ao trecho da rodovia GO-070, entre os municípios de Goiânia e Goianira. O estudo foi desenvolvido com base em dados de tráfego, ensaios geotécnicos, avaliações funcionais e estruturais do pavimento, conforme os manuais e normas técnicas do DNIT. Foram definidos segmentos homogêneos a partir de ensaios deflectométricos e funcionais, permitindo o dimensionamento para cada trecho. Os resultados indicam que a técnica Whitetopping é mais vantajosa tecnicamente e economicamente quando considerada a vida útil do pavimento, sendo recomendada como solução preliminar para o trecho em estudo. Conclui-se que a adoção de técnicas que promovam maior durabilidade e menor necessidade de manutenção, ainda que com custo inicial mais elevado, apresenta-se como uma melhor escolha em trechos com tráfego elevado, como o analisado, apontando para a necessidade de uma mudança de perspectiva nos projetos de restauração rodoviária, visto que a maioria é tratada exclusivamente com pavimento flexível. |
Abstract: | This study presents a comparative analysis between two pavement restoration techniques — flexible pavement with base recycling and rigid pavement of the Whitetopping type — applied to a section of the GO-070 highway, between the municipalities of Goiânia and Goianira. The study was developed based on traffic data, geotechnical tests, and functional and structural evaluations of the pavement, following the guidelines and technical standards established by DNIT. Homogeneous segments were defined based on deflectometric and functional tests, allowing specific structural design for each section. The results indicate that the Whitetopping technique is more advantageous both technically and economically when considering the pavement’s service life, being recommended as the preliminary solution for the analyzed stretch. It is concluded that the adoption of techniques that offer greater durability and reduced maintenance needs, even with higher initial costs, proves to be the better choice for high-traffic segments such as the one analyzed. This highlights the need for a shift in perspective in road restoration projects, which are still predominantly based on flexible pavement solutions. |
Palavras-chave: | Restauração de pavimentos GO-070 pavimento rígido whitetopping pavimento flexível análise econômica |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12311 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
26432.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.