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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12279
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA MÃE DE SURDOS DO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS: DESAFIOS ENCONTRADOS NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA |
Autor(es): | GIOVANNA FERNANDES |
Primeiro orientador: | BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC), é o resultado da pesquisa realizado durante o Curso de Letras em Habilitação Língua Portuguesa/ Língua Inglesa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana-MS. Este trabalho tem como objetivo descrever o relato das experiências de uma mãe de surdos moradora do município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul. Relatou-se neste trabalho as experiências vividas por tia “Cecilia” durante a escolarização dos filhos surdos, em especial, as implicações encontradas durante a escolaridade deles, no período da Pandemia da Covid-19 nos anos 2020 a 2021. O interesse por esta temática se deu durante o curso nas aulas de duas disciplinas inseridas no currículo do Curso de Letras na universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, a “Estudo de Libras” e a “Língua Portuguesa para Surdos”. Bem como, ter em minha família dois primos, um com deficiência auditiva (perda auditiva parcial) e outro surdo (perda auditiva total). Durante o período pandêmico, pude ouvir da minha tia várias situações críticas em relação à escolarização de seus filhos. Situações que comumente envolviam constrangimento e desgaste para ela e seus filhos. Com isso, optamos por realizar esta pesquisa de forma qualitativa, com relatos de experiências dessa mãe, investigando a partir de uma entrevista com um roteiro semiestruturado. Foram encontrados, a partir dos relatos, fortes indícios que apontam falhas no atendimento educacional especializado adotado na escolarização de surdos e pessoas com deficiência auditiva, principalmente durante o período de pandemia. |
Abstract: | This course conclusion paper (TCC) is the result of research carried out during the Portuguese Language/English Language course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, on the Aquidauana-MS Campus. The aim of this work is to describe the experiences of a mother of deaf people living in the municipality of Aquidauana, in the state of Mato Grosso do Sul. In this work, the experiences lived by Aunt “Cecilia” during the schooling of her deaf children were reported, especially the implications encountered during their schooling, during the period of the Covid-19 Pandemic in the years 2020 to 2021. My interest in this subject arose during the course in the classes of two subjects included in the curriculum of the Letters Course at the Federal University of Mato Grosso do Sul - UFMS, the “Study of Libras” and the “Portuguese Language for the Deaf”. As well as having two cousins in my family, one with hearing loss (partial hearing loss) and the other deaf (total hearing loss). During the pandemic, I heard from my aunt several critical situations regarding her children's schooling. Situations that often involve embarrassment and stress for her and her children. With this in mind, we decided to carry out this research in a qualitative way, with accounts of this mother's experiences, investigating from an interview with a semi-structured script. Based on the reports, we found strong evidence of shortcomings in the specialized educational care adopted in the schooling of deaf and hearing-impaired people, especially during the pandemic period. |
Palavras-chave: | Educação de surdos pandemia covid- 19 inclusão. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12279 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAQ) |
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