Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAOLA CATERINI-
dc.date.accessioned2025-07-14T20:38:06Z-
dc.date.available2025-07-14T20:38:06Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12257-
dc.description.abstractThis article presents an investigation into the digital competence of pre-service teachers in their final year of a Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Brazil. Adopting a mixed-methods case study approach, the research triangulates data from a final questionnaire based on the DigComp framework, documentary analysis of digital portfolios, and a researcher-monitor’s field diary. The findings reveal a significant increase in students’ self-confidence with digital tools throughout their undergraduate studies. However, performance analysis demonstrates the persistence of technical difficulties in practical, complex tasks. Furthermore, the study shows that the students’ self-assessment, which places them mostly at a ’Basic’ proficiency level, is realistic and corroborated by their observed performance. The study concludes that initial teacher education must move beyond instrumental tool training towards integrated, project-based learning that fosters the pedagogical application of technology and addresses barriers related to access to adequate hardware.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcompetência digital-
dc.subjectformação inicial-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleCompetência Digital na Formação Docente: Um Estudo sobre Autopercepção, Confiança e Desempenho Práticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ESTEICE JANAINA SANTOS BATISTA-
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma investigação sobre a competência digital de futuras docentes, na etapa final do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Adotando a abordagem de estudo de caso com metodologia mista, a pesquisa triangula dados de um questionário final (baseado no framework DigComp), da análise documental de portfólios digitais e de um diário de campo da pesquisadora-monitora. Os resultados revelam uma notável evoluçãoo na autoconfiança das estudantes ao longo da graduação, mas demonstram, por meio da an´alise de desempenho, a persistência de dificuldades técnicas em tarefas práticas e complexas. Evidencia-se também que a autopercepção das alunas, que majoritariamente se consideram em um nível ’Básico’, é realista e corroborada pela performance observada. Conclui-se que a formação inicial precisa ir além do ensino instrumental de ferramentas, promovendo projetos integradores que desenvolvam a aplicação pedagógica das tecnologias e enfrentem as barreiras de acesso a equipamentos adequados.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
25959.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.