Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12033
Tipo: | Tese |
Título: | O ENSINO DAS DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS DE MATRIZES AFRICANAS NA DISICIPLINA DE ARTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO DO SUL: Contribuições para a educação das relações étnico-raciais. |
Autor(es): | Vanderlei José dos Santos |
Primeiro orientador: | Eugenia Portela de Siqueira Marques |
Resumo: | A presente tese investigou as Danças Populares Brasileiras de Matrizes Africanas (DPBMAs) como construtoras de conhecimentos e saberes que historicamente estiveram à margem do processo de escolarização na Educação Básica de Mato Grosso do Sul. A partir do componente curricular Arte, que abarca a Música, o Teatro, a Arte Visual e a Dança como linguagens a serem desenvolvidas na escola, procuramos, na linguagem da Dança, verificar como as escolas da Rede Estadual de Ensino têm trabalhado ou não as possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais que tenha como premissa os saberes corporais advindos da Cultura Popular Brasileira. Neste sentido, a fundamentação teórico-metodológica tem amparo no arcabouço jurídico da educação brasileira, especialmente no que tange a Lei 10.639/2003 e sua regulamentação com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), bem como nos estudos relacionados ao racismo estrutural e institucional, à luta do movimento Negro Unificado (MNU) e à Educação para as Relações Étnico-raciais, em conexão com os estudiosos da relação Cultura Popular, Arte, Educação e Dança, além do currículos de referência da educação básica sul-mato-grossense, em diálogo com os estudos contra-hegemônicos. Desse modo, o percurso metodológico privilegiou estudos bibliográficos, documentais e questionário aberto junto aos professores de Arte da rede estadual de ensino, a partir do questionamento se as Danças Populares Brasileiras de Matrizes Africanas estão inseridas no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, se os professores de Arte da rede estadual as conhecem e as desenvolvem em sala de aula e, ainda, quais as contribuições dessas danças no que tange à descolonização do ensino de Arte em Mato Grosso do Sul. Sendo assim, desenvolvemos a hipótese de que, com a implementação da Lei nº 10.639/2003 e suas diretrizes, a disciplina de Arte tenha o potencial de desenvolver processos educativos a partir das Danças Populares Brasileiras de Matrizes Africanas como conteúdo para a educação das Relações Étnico-raciais na escola. Como resultados, percebemos que, a partir da referida lei, houve um deslocamento epistêmico no currículo, ao possibilitar que as DPBMAs permeiem as aulas de Arte. Observamos também que, embora o componente curricular Arte seja tratado pelo Estado de maneira reduzida e com orientações escamoteadas para a ERER e as DPBMAs, as ações de profissionais da educação que leem as entrelinhas do currículo e, com base nisso, desenvolvem atividades coerentes, consistentes e significativas no processo de escolarização dos estudantes evidenciam o potencial do ensino de Arte para a promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais, a partir das DPBMAs. |
Abstract: | This thesis investigated Brazilian Popular Dances of African Origins (DPBMAs) as constructors of knowledge and wisdom that have historically been marginalized in the schooling process in Basic Education in Mato Grosso do Sul. Based on the Art curricular component, which encompasses Music, Theater, Visual Art and Dance as languages to be developed in school, we sought, in the language of Dance, to verify how schools in the State Education Network have worked or not on the possibilities of an education for ethnic-racial relations, which has as a premise the bodily knowledge arising from Brazilian Popular Culture. In this sense, the theoretical-methodological foundation is supported by the legal framework of Brazilian education, especially with regard to Law 10.639/2003 and its regulation with the National Curricular Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations (DCNERER), as well as in studies related to structural and institutional racism, the struggle of the Unified Black Movement (MNU) and Education for Ethnic-Racial Relations, in connection with scholars of the relationship between Popular Culture, Art, Education and Dance, in addition to the reference curricula of basic education in Mato Grosso do Sul, in dialogue with counter-hegemonic studies. Thus, the methodological approach focused on bibliographical and documentary studies and an open questionnaire with art teachers from the state school system, based on the question of whether Brazilian Popular Dances of African Origins are included in the curriculum of state schools in Mato Grosso do Sul, whether art teachers from the state school system know them and develop them in the classroom, and also what contributions these dances make to the decolonization of art education in Mato Grosso do Sul. Thus, we developed the hypothesis that, with the implementation of Law No. 10.639/2003 and its guidelines, the art discipline has the potential to develop educational processes based on Brazilian Popular Dances of African Origins as content for the education of ethnic-racial relations in schools. As a result, we observed that the aforementioned law triggered an epistemic shift in the curriculum by allowing the DPBMAs to permeate Arts education. We also noted that, although the Arts curricular component is treated by the State in a diminished manner, with concealed or vague guidelines regarding ERER and the DPBMAs, the actions of education professionals who read between the lines of the curriculum and, based on that, develop coherent, consistent, and meaningful activities within the students’ schooling process demonstrate the potential of Arts education to foster Ethnic-Racial Relations Education through the framework of the DPBMAs. |
Palavras-chave: | .Danças de Matrizes Africanas Educação para as Relações Étnico-raciais Ensino de Arte Mato Grosso do Sul. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12033 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SANTOS_Vanderlei_Jose_dos_UFMS_FAED_PPGEdu_DPBMAs_2025.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.