Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11931
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arte e Identitarismo: limites do a(r)tivismo no capitalismo tardio |
Autor(es): | MELISSA OLIVEIRA DE AGUIAR |
Primeiro orientador: | PAULO CESAR DUARTE PAES |
Resumo: | Considerando a arte como decorrência do desenvolvimento histórico humano com potencial para gerar impactos sociais e culturais, amplificar vozes historicamente silenciadas é um ato poderoso. No entanto, dentro de um sistema artístico submetido a interesses capitalistas, surge a seguinte contradição: o destaque a alguns indivíduos não garante mudanças significativas para todo um grupo. Este estudo visa investigar como o ativismo artístico, ou artivismo, tem sido cooptado pela agenda neoliberal, especialmente por meio do fenômeno do identitarismo, que afeta a arte e a política. Refletir sobre a produção de arte contemporânea no circuito artístico atual envolve uma questão cada vez mais relevante: a identidade do artista. Museus e eventos influentes, como as bienais, têm dado crescente visibilidade a obras de minorias, levantando uma pergunta crucial: até que ponto a arte e a política se entrelaçam para transformar a realidade? Assim como o neoliberalismo influencia a arte, ele também molda o sistema educacional, que adapta seus discursos a sua lógica. Pensadores como Mark Fisher (2022) e Santos (2020) descrevem a influência das políticas econômicas neoliberais para a arte e a educação. Portanto, tanto a arte quanto o sistema educativo enfrentam transformações no capitalismo tardio, demandando novas formas de se reconstruírem em busca de maior autonomia e liberdade. |
Abstract: | Considering art as a result of human historical development with the potential to generate social and cultural impacts, amplifying historically silenced voices is a powerful act. However, within an artistic system subjected to capitalist interests, the following contradiction arises: highlighting some individuals does not guarantee significant changes for an entire group. This study aims to investigate how artistic activism, or artivism, has been co-opted by the neoliberal agenda, especially through the phenomenon of identitarianism, which affects art and politics. Reflecting on the production of contemporary art in the current artistic circuit involves an increasingly relevant issue: the identity of the artist. Museums and influential events, such as biennials, have given increasing visibility to works by minorities, raising a crucial question: to what extent do art and politics intertwine to transform reality? Just as neoliberalism influences art, it also shapes the educational system, which adapts its discourses to its logic. Thinkers such as Mark Fisher (2022) and Santos (2020) describe the influence of neoliberal economic policies on art and education. Therefore, both art and the education system face transformations in late capitalism, demanding new ways of rebuilding themselves in search of greater autonomy and freedom. |
Palavras-chave: | identidade ativismo artístico ensino de artes visuais |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11931 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
21290.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.