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Tipo: Tese
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA DO CAMPO DOM FRANCISCO DE AQUINO CORRÊ, POCONÉ/MT
Autor(es): WILLIAM JAMES VENDRAMINI
Primeiro orientador: Rodrigo Simão Camacho
Resumo: Considera-se que a Educação do Campo se configura como uma proposta pedagógica concebida de forma coletiva, fruto da articulação entre movimentos socioterritoriais, educadores, pesquisadores e comunidades camponesas. Nesse contexto, a presente tese teve por escopo refletir acerca da Educação do Campo e das práticas educativas de Geografia desenvolvidas na Escola Dom Francisco de Aquino Corrêa, situada no município de Poconé, estado de Mato Grosso, tomando como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2021 e 2024. A escolha desta temática encontra-se alicerçada na premente necessidade de compreender de que maneira as práticas pedagógicas, as políticas públicas e a estrutura curricular da referida instituição dialogam com os princípios fundamentais que orientam a Educação do Campo. A análise empreendida possibilitou a identificação de avanços, limitações e desafios inerentes à consolidação da Educação Básica do Campo no referido município, a partir do exame crítico do currículo, da implementação de práticas de ensino de Geografia e da interação com as políticas públicas vigentes. A pesquisa foi delineada sob uma abordagem metodológica mista, contemplando tanto perspectivas qualitativas quanto quantitativas, e valendo-se de procedimentos diversos, tais como revisão bibliográfica, pesquisa participante, análise documental e investigação de campo. Para a coleta de dados, utilizaram-se instrumentos como questionários, registros fotográficos e a apreciação de relatórios elaborados pelos discentes. Os resultados evidenciaram que o ensino de Geografia se apresenta como uma ferramenta pedagógica estratégica, capaz de promover a valorização das relações socioterritoriais, dos saberes populares locais e, sobretudo, de contribuir para o reconhecimento dos estudantes enquanto sujeitos históricos vinculados ao espaço rural. Este processo revela-se fundamental para fomentar uma resistência ativa frente à lógica de subordinação imposta pelo sistema capitalista, impulsionando a (re)produção de relações socioterritoriais pautadas pela justiça social e pela sustentabilidade. Destarte, conclui-se que a organização curricular fundamentada na realidade socioterritorial camponesa, quando articulada a políticas públicas específicas e sensíveis às demandas do campo, exerce um papel crucial na consolidação de práticas pedagógicas emancipatórias. Tal avanço, contudo, depara-se com entraves advindos das diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, que por vezes impõem limitações à autonomia pedagógica das escolas do campo. Diante desse panorama, defende-se que o ensino de Geografia, estruturado a partir de projetos educativos contextualizados, contribui de maneira significativa para a construção de uma aprendizagem crítica, vinculada às singularidades socioterritoriais dos estudantes. A avaliação dos impactos do currículo e das políticas públicas implementadas na Educação Básica do Campo em Poconé enseja uma reflexão aprofundada sobre seus progressos e limitações, permitindo o delineamento de estratégias educacionais mais condizentes com a realidade dos sujeitos camponeses. Assim, constata-se que políticas públicas, currículo e práticas pedagógicas exercem influência direta e determinante na formação dos educandos, tanto no âmbito didático-pedagógico quanto na gestão administrativa. Esses elementos podem constituir-se como instrumentos de fortalecimento das práticas escolares comprometidas com a emancipação, ou, inversamente, converter-se em obstáculos à sua efetivação plena. Por conseguinte, reconhecendo que a Educação do Campo deve emergir das especificidades socioterritoriais de cada comunidade, é imperioso que suas diretrizes assegurem a defesa da (re)existência dos sujeitos do campo em seus territórios, garantindo-lhes o direito inalienável à justiça social e à sustentabilidade ambiental.
Abstract: Rural Education is a pedagogical proposal conceived collectively, resulting from the articulation between socio-territorial movements, educators, researchers and rural communities. In this context, this thesis aimed to reflect on Rural Education and the educational practices of Geography developed at the Dom Francisco de Aquino Corrêa School, located in the municipality of Poconé, state of Mato Grosso, taking as a time frame the period between 2021 and 2024. The choice of this theme is based on the pressing need to understand how the pedagogical practices, public policies and curricular structure of the institution dialogue with the fundamental principles that guide Rural Education. The analysis undertaken made it possible to identify advances, limitations and challenges inherent to the consolidation of Basic Rural Education in the municipality, based on the critical examination of the curriculum, the implementation of Geography teaching practices and the interaction with current public policies. The research was designed using a mixed methodological approach, encompassing both qualitative and quantitative perspectives, and using various procedures, such as bibliographic review, participatory research, documentary analysis and field investigation. Instruments such as questionnaires, photographic records and the assessment of reports prepared by students were used to collect data. The results showed that teaching Geography is a strategic pedagogical tool, capable of promoting the appreciation of socio-territorial relations, local popular knowledge and contributing to the recognition of students as historical subjects linked to rural areas. This process proves to be fundamental to fostering active resistance against the logic of subordination imposed by the capitalist system, driving the (re)production of socio-territorial relations guided by social justice and sustainability. Thus, it is concluded that the curricular organization based on the socio-territorial reality of rural areas, when articulated with specific public policies that are sensitive to the demands of the countryside, plays a crucial role in the consolidation of emancipatory pedagogical practices. However, such progress faces obstacles arising from the guidelines established by the Mato Grosso State Department of Education, which sometimes impose limitations on the pedagogical autonomy of rural schools. Given this scenario, it is argued that the teaching of Geography, structured based on contextualized educational projects, contributes significantly to the construction of critical learning, linked to the socio-territorial singularities of students. The evaluation of the impacts of the curriculum and public policies implemented in Basic Education in the Countryside in Poconé allows for an in-depth reflection on their progress and limitations, allowing the design of educational strategies that are more consistent with the reality of rural subjects. Thus, public policies, curriculum and pedagogical practices have a direct and decisive influence on the education of students, both in the didactic-pedagogical sphere and in administrative management. These elements can be instruments for strengthening school practices committed to emancipation, or, conversely, become obstacles to their full implementation. Therefore, recognizing that Rural Education must emerge from the socio-territorial specificities of each community, it is imperative that its guidelines ensure the defense of the (re)existence of rural subjects in their territories, guaranteeing them the inalienable right to social justice and environmental sustainability.
Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino de Geografia, Currículo Escolar, Políticas Públicas, Socioterritoriais
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11869
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

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