Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11859
Tipo: Artigo de Evento
Título: Verbos Cognitivos Parentetizados na Escrita Acadêmica: um estudo em teses e dissertações
Autor(es): LILIAN YUMI OKAMOTO SANTANA DOS PASSOS
Primeiro orientador: SOLANGE DE CARVALHO FORTILLI
Resumo: No presente artigo, temos como propósito analisar o uso de verbos cognitivos parentetizados em teses e dissertações, destacando sua função na expressão da subjetividade em textos acadêmicos. Verbos como acreditar, pensar, supor e crer permitem que os autores expressem julgamentos e opiniões de forma equilibrada, sem comprometer a objetividade do discurso científico. A pesquisa investiga como esses verbos, ao assumirem função parentética, se assemelham a advérbios, contribuindo para a construção de sentidos. Os resultados revelam que a escrita acadêmica formal incorpora esses verbos para manter a subjetividade de forma adequada, enriquecendo a argumentação e valorizando o posicionamento autoral.
Abstract: This article aims to analyze the use of parenthetical cognitive verbs in theses and dissertations, highlighting their role in expressing subjectivity in academic texts. Verbs such as believe, think, suppose, and deem allow authors to express judgments and opinions in a balanced manner without compromising the objectivity of scientific discourse. The research investigates how these verbs, when used parenthetically, resemble adverbs and contribute to meaning construction. The findings reveal that formal academic writing incorporates these verbs to maintain subjectivity appropriately, enriching argumentation and strengthening the authorial stance.
Palavras-chave: Verbos Cognitivos
Parentetização
Esfera Acadêmica
Subjetividade
Gramaticalização.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11859
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Letras - Português/inglês - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16501.pdf134,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.