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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LILIAN YUMI OKAMOTO SANTANA DOS PASSOS | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T15:10:13Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06T15:10:13Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11859 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the use of parenthetical cognitive verbs in theses and dissertations, highlighting their role in expressing subjectivity in academic texts. Verbs such as believe, think, suppose, and deem allow authors to express judgments and opinions in a balanced manner without compromising the objectivity of scientific discourse. The research investigates how these verbs, when used parenthetically, resemble adverbs and contribute to meaning construction. The findings reveal that formal academic writing incorporates these verbs to maintain subjectivity appropriately, enriching argumentation and strengthening the authorial stance. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Verbos Cognitivos | - |
dc.subject | Parentetização | - |
dc.subject | Esfera Acadêmica | - |
dc.subject | Subjetividade | - |
dc.subject | Gramaticalização. | - |
dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.title | Verbos Cognitivos Parentetizados na Escrita Acadêmica: um estudo em teses e dissertações | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOLANGE DE CARVALHO FORTILLI | - |
dc.description.resumo | No presente artigo, temos como propósito analisar o uso de verbos cognitivos parentetizados em teses e dissertações, destacando sua função na expressão da subjetividade em textos acadêmicos. Verbos como acreditar, pensar, supor e crer permitem que os autores expressem julgamentos e opiniões de forma equilibrada, sem comprometer a objetividade do discurso científico. A pesquisa investiga como esses verbos, ao assumirem função parentética, se assemelham a advérbios, contribuindo para a construção de sentidos. Os resultados revelam que a escrita acadêmica formal incorpora esses verbos para manter a subjetividade de forma adequada, enriquecendo a argumentação e valorizando o posicionamento autoral. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Português/inglês - Licenciatura (CPTL) |
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