Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLILIAN YUMI OKAMOTO SANTANA DOS PASSOS-
dc.date.accessioned2025-05-06T15:10:13Z-
dc.date.available2025-05-06T15:10:13Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11859-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the use of parenthetical cognitive verbs in theses and dissertations, highlighting their role in expressing subjectivity in academic texts. Verbs such as believe, think, suppose, and deem allow authors to express judgments and opinions in a balanced manner without compromising the objectivity of scientific discourse. The research investigates how these verbs, when used parenthetically, resemble adverbs and contribute to meaning construction. The findings reveal that formal academic writing incorporates these verbs to maintain subjectivity appropriately, enriching argumentation and strengthening the authorial stance.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVerbos Cognitivos-
dc.subjectParentetização-
dc.subjectEsfera Acadêmica-
dc.subjectSubjetividade-
dc.subjectGramaticalização.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleVerbos Cognitivos Parentetizados na Escrita Acadêmica: um estudo em teses e dissertaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.advisor1SOLANGE DE CARVALHO FORTILLI-
dc.description.resumoNo presente artigo, temos como propósito analisar o uso de verbos cognitivos parentetizados em teses e dissertações, destacando sua função na expressão da subjetividade em textos acadêmicos. Verbos como acreditar, pensar, supor e crer permitem que os autores expressem julgamentos e opiniões de forma equilibrada, sem comprometer a objetividade do discurso científico. A pesquisa investiga como esses verbos, ao assumirem função parentética, se assemelham a advérbios, contribuindo para a construção de sentidos. Os resultados revelam que a escrita acadêmica formal incorpora esses verbos para manter a subjetividade de forma adequada, enriquecendo a argumentação e valorizando o posicionamento autoral.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português/inglês - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16501.pdf134,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.