Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11842
Tipo: | Dissertação |
Título: | ESCOLA E CIÊNCIA: UMA INTEGRAÇÃO ESSENCIAL. |
Autor(es): | CLAUDIA REGINA GIARETTA |
Primeiro orientador: | Rafael Rossi |
Resumo: | O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas e Diferenças, reflete as análises desenvolvidas no âmbito do LAPEGS – Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável. Tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva histórica e científica, a centralidade dos conhecimentos elaborados na educação escolar e sua contribuição para o desenvolvimento humano, tendo como inspiração a Pedagogia Histórico-Crítica. Problematiza-se o esvaziamento dos conhecimentos científicos nos processos educativos e destaca-se a sua relevância para a função social da escola, compreendida como o espaço privilegiado para a mediação dos saberes historicamente produzidos, possibilitando uma compreensão aprofundada da totalidade da realidade concreta. Sob influência da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, que compreendem a educação escolar como essencial para o desenvolvimento humano, definiram-se três objetivos específicos: apresentar a origem histórica da educação escolar e da formação de professores; investigar as pesquisas de pós-graduação da última década sobre os conhecimentos científicos na educação escolar; e analisar a relação entre conhecimento e educação escolar, enfatizando a especificidade da ciência e suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade nos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, cujos procedimentos metodológicos incluem a revisão bibliográfica e a elaboração do estado da questão. Pretende-se, assim, evidenciar a indissociabilidade entre a formação humana e a educação escolar pautada nos conhecimentos científicos, destacando sua importância para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Demonstra-se, portanto, que a apropriação do conhecimento científico no contexto escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, contribuindo para a constituição do sujeito concreto e crítico, capaz de analisar e transformar suas condições objetivas. Conclui-se que o processo de desenvolvimento humano deve ser promovido pela educação escolar, possibilitando que o conhecimento seja internalizado e se converta em aprendizagem orientada pela formação crítica, autonomia intelectual e consciência social, configurando-se, assim, na perspectiva da formação humana em suas máximas potencialidades. Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Escolar. Desenvolvimento Humano. Processos Formativos. |
Abstract: | This study, part of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, within the research line Formative Processes, Educational Practices, and Differences, reflects the analyses developed at LAPEGS – Laboratory of Practices in Sustainable Geographic Education. The objective is to analyze, from a historical and scientific perspective, the centrality of elaborated knowledge in school education and its contribution to human development, drawing inspiration from Historical-Critical Pedagogy. The study problematizes the weakening of scientific knowledge in educational processes and highlights its relevance to the social function of the school, understood as the privileged space for mediating historically produced knowledge, enabling a comprehensive understanding of the totality of concrete reality. Influenced by Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, which understand school education as essential for human development, three specific objectives were defined: to present the historical origin of school education and teacher training; to investigate postgraduate research from the last decade on scientific knowledge in school education; and to analyze the relationship between knowledge and school education, emphasizing the specificity of science and its contributions to human development. This is a qualitative, theoretical research, whose methodological procedures include bibliographic review and the elaboration of the state of the art. The aim is to highlight the inseparability between human formation and school education based on scientific knowledge, emphasizing its importance for the integral development of individuals. The study demonstrates that the appropriation of scientific knowledge within the school context plays a fundamental role in the development of higher psychological functions, contributing to the constitution of concrete and critical subjects, capable of analyzing and transforming their objective conditions. It is concluded that the process of human development must be promoted by school education, allowing knowledge to be internalized and converted into learning oriented towards critical formation, intellectual autonomy, and social awareness, thus configuring itself in the perspective of human formation at its maximum potential. Key words: Scientific Knowledge. School Education. Human Development. Formative Processes. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11842 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
GIARETTA, C.R.Escola e Ciência -uma integração essencial.pdf | 651,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.