Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11807
Tipo: Dissertação
Título: O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS
Autor(es): BRUNA LUCIANA VALLE
Primeiro orientador: Carina Elisabeth Maciel
Resumo: A presente pesquisa discorre acerca das políticas e estratégias que promovem o acesso à Educação Superior (ES) em Instituições de Educação Superior (IES) privadas de Mato Grosso do Sul (MS), sob a ótica da financeirização e do discurso mercadológico, com base no materialismo histórico-dialético (MHD). Utiliza-se dados do Censo da Educação Superior (Inep) e o sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a Educação Superior no Brasil (e-MEC) para coleta de dados da análise. Ainda, seleciona-se os anúncios comerciais online das IES de MS em exercício de aplicação da análise dialógica de discurso (ADD). O estudo tem como objetivo geral analisar as políticas e estratégias de acesso à ES em IES de Mato Grosso do Sul, com foco nos efeitos da financeirização e do discurso mercadológico na educação, sob a perspectiva do MHD. A fim de examinar como o discurso mercadológico influencia as estratégias de acesso às IES privadas. Propõe-se a identificar as implicações da financeirização na ES, considerando a expansão do ensino a distância (EaD) e investigar como políticas públicas, como Fundo de financiamento ao estudante do ensino superior (Fies) e Programa de universidade para todos (ProUni), fortalecem o setor privado e impactam o papel emancipatório da educação. Os resultados mostram o predomínio do setor privado na oferta de matrículas, com destaque para o ensino a distância (EaD), impulsionado por grandes corporações como Cogna e Yduqs. Essas empresas utilizam políticas públicas, como o Fies e o ProUni, para expandir seu alcance, priorizando lucros em detrimento de uma educação inclusiva e emancipatória. A pesquisa argumenta que, apesar da ampliação do acesso, o modelo atual reforça desigualdades sociais e limita o papel transformador da educação.
Abstract: This research discusses the policies and strategies that promote access to higher education (SE) in private institutions of higher education (IES) of Mato Grosso do Sul (MS), under the perspective of financialization and market discourse, based on historical-dialectical materialism (MHD). Data from the Census of Higher Education (INEP) and the electronic monitoring system of the processes that regulate Higher Education in Brazil (e-MEC) are used to collect data for the analysis. Also, it is selected the online commercial ads of MS IES in exercise of application of dialogic discourse analysis (ADD). The study has as general objective to analyze the policies and strategies of access to ES in IES of Mato Grosso do Sul, focusing on the effects of financialization and marketing discourse in education, from the perspective of MHD. In order to examine how the marketing discourse influences the strategies of access to private HEIs. It is proposed to identify the implications of financialization in ES, considering the expansion of distance learning (EaD) and investigate as public policies such as Higher Education Student Funding Fund (Fies) and University Program for All (ProUni), strengthen the private sector and impact the emancipatory role of education. The results show the predominance of the private sector in the offer of enrollments, with emphasis on distance learning (EaD), driven by large corporations such as Cogna and Yduqs. These companies use public policies, such as Fies and ProUni, to expand their reach, prioritizing profits over inclusive and emancipatory education. The research argues that, despite the expansion of access, the current model reinforces social inequalities and limits the transformative role of education.
Palavras-chave: .Política de educação superior
financeirização
discurso
acesso e permanência
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11807
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.