Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11765
Tipo: | Tese |
Título: | A EXPANSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE – MT/MS (1960-1985) |
Autor(es): | MAURO CUNHA JÚNIOR |
Primeiro orientador: | Silvia Helena Andrade de Brito |
Resumo: | Esta tese, vinculada à Linha de Pesquisa "História, Política, Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/PPGEdu), campus de Campo Grande, tem como objeto de investigação a expansão do ensino fundamental mantido pelo Poder Público municipal de Campo Grande, no período entre 1960 e 1985. A delimitação temporal deste trabalho tem início em 1960, ano em que a atuação do governo municipal de Campo Grande se expandiu no campo da educação, com a criação do primeiro grupo escolar municipal, o Grupo Escolar Bernardo Franco Baís. O recorte se encerra em 1985, no final do período da ditadura civil-militar (1964-1985), momento histórico marcado pela institucionalização da Lei Federal nº 5.692/1971, que estabeleceu as diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus no país. O objetivo geral desta tese é desvelar os fatores econômicos, políticos e sociais que influenciaram a atuação do Poder Público municipal na expansão do ensino fundamental em Campo Grande, nesse momento histórico. Os objetivos específicos são: 1. analisar a modernização do Estado no Brasil e dos estados de Mato Grosso (antes da divisão) e Mato Grosso do Sul (após a divisão), o qual favoreceu o processo de expansão do ensino fundamental municipal; 2. desvelar o processo de expansão do ensino fundamental municipal em Campo Grande, considerando as iniciativas dos governos municipal, estadual e federal no campo educacional; e 3. investigar os fatores que influenciaram a expansão desse nível de ensino, em especial aquelas que foram iniciativa do governo municipal. Para atingir esses objetivos, realizou-se o levantamento e análise de fontes bibliográficas (livros, teses e dissertações) relacionadas sobre o tema, e de fontes documentais (leis, decretos, relatórios, informações estatísticas, entre outros), compiladas junto a sites, bibliotecas institucionais e arquivos. O referencial teórico adotado é a ciência da história, utilizando-se das categorias de método universal, singular, mediação e contradição, além das categorias de análise: educação pública, política educacional, Estado e modernização. O estudo constatou que a atuação do governo municipal de Campo Grande no campo educacional se intensificou a partir da década de 1960, impulsionada pelo apoio financeiro do governo federal com a instalação dos primeiros grupos escolares e ginásios municipais. Nesse contexto, identificaram-se dois principais momentos de expansão da Rede Municipal de Ensino (Reme) em Campo Grande: 1) entre 1960 e 1972, período em que foram implantados quatro grupos escolares, dez ginásios e 20 escolas primárias; e 2) entre 1974 e 1985, quando foi implementada a Lei Federal nº 5.692/1971, que culminou na instalação de mais 45 instituições de ensino de primeiro grau municipal. A tese defende o argumento de que a expansão do ensino fundamental municipal, embora determinada pelo desenvolvimento econômico e demográfico verificado na cidade de Campo Grande, entre as décadas de 1960 e 1980, o que ampliou a demanda social pelo ensino fundamental e pela oferta desse nível de ensino pelo Poder Público municipal, também foi resultado da atuação de determinados atores políticos que, influenciados pela política educacional da ditadura civil-militar (1964-1985), viam o investimento em educação como essencial para alcançar o desenvolvimento social e econômico da cidade. Assim, a expansão do ensino fundamental municipal foi um processo complexo, condicionado por interesses políticos, econômicos e sociais que determinaram o acesso e a qualidade da educação em Campo Grande entre 1960 e 1985. |
Abstract: | This thesis, linked to the Research Line "History, Politics, Education" of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS/PPGEdu), Campo Grande campus, investigates the expansion of elementary education maintained by the municipal government of Campo Grande between 1960 and 1985. The temporal delimitation of this work begins in 1960, the year when the municipal government of Campo Grande expanded its involvement in education with the creation of the first municipal school, the Grupo Escolar Bernardo Franco Baís. The study ends in 1985, at the end of the civil-military dictatorship (1964-1985), a historical moment marked by the institutionalization of Federal Law No. 5.692/1971, which established the guidelines and bases for elementary and secondary education in the country. The general objective of this thesis is to uncover the economic, political, and social factors that influenced the municipal government's actions in expanding elementary education in Campo Grande during this historical period. The specific objectives are: 1. to analyze the modernization of the state in Brazil and the states of Mato Grosso (before the division) and Mato Grosso do Sul (after the division), which favored the expansion of municipal elementary education; 2. to uncover the process of expanding municipal elementary education in Campo Grande, considering the initiatives of the municipal, state, and federal governments in the educational field; and 3. to investigate the factors that influenced the expansion of this level of education, particularly those initiated by the municipal government. To achieve these objectives, a survey and analysis of bibliographic sources (books, theses, and dissertations) related to the subject, as well as documentary sources (laws, decrees, reports, statistical data, among others), compiled from websites, institutional libraries, and archives, were conducted. The theoretical framework adopted is the science of history, using the categories of universal method, singularity, mediation, and contradiction, in addition to the analytical categories: public education, educational policy, state, and modernization. The study found that the municipal government's involvement in education in Campo Grande intensified from the 1960s onwards, driven by federal financial support with the installation of the first municipal schools and secondary schools. In this context, two key periods of expansion of the Municipal Education Network (Reme) in Campo Grande were identified: 1) between 1960 and 1972, when four elementary schools, ten secondary schools, and 20 primary schools were established; and 2) between 1974 and 1985, when Federal Law No. 5.692/1971 was implemented, resulting in the establishment of 45 additional municipal primary schools. The thesis argues that the expansion of municipal elementary education, although determined by the economic and demographic development observed in Campo Grande between the 1960s and 1980s, which increased the social demand for elementary education and its provision by the municipal government, was also a result of the actions of certain political actors who, influenced by the educational policies of the civil-military dictatorship (1964-1985), viewed investment in education as essential for achieving the city's social and economic development. Thus, the expansion of municipal elementary education was a complex process, conditioned by political, economic, and social interests that determined access to and the quality of education in Campo Grande between 1960 and 1985. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental. Educação- Mato Grosso. Educação - Mato Grosso do Sul. Educação - Campo Grande. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11765 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TESE MAURO CUNHA JR.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.