Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11548
Tipo: | Dissertação |
Título: | O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO GRUPO PET/EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMS: uma análise narrativa |
Autor(es): | MATHEUS BEZERRA DE SOUZA |
Primeiro orientador: | Sandra Novais Sousa |
Resumo: | A pesquisa tem como objeto de estudo o Programa de Educação Tutorial (PET), uma política pública que, ao longo dos anos, tem sido desenvolvida em cursos de graduação brasileiros, com vistas a contribuir na formação de pesquisadores e profissionais de excelência. O objetivo da pesquisa é analisar as relações que podem ser estabelecidas entre a participação no PET durante a graduação e a qualificação da formação como pesquisador e futuro profissional. Partimos dos seguintes questionamentos: na percepçãço dos petianos – como se autodenominam os participantes do PET egressos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o referido Programa contribuiu para que tivessem uma formação “de excelência”? Para os alunos e egressos, há alguma relação entre a participação no PET e a qualidade da sua formação acadêmica e profissional? Para nos aproximarmos dessas questões, utilizamos como referencial teórico os estudos sobre histórias de vida e formação, a partir de autores como Cristine Delory-Momberger, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza e António Nóvoa, entre outros. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: revisão de literatura, para fundamentação teórica; estado da questão, a fim de mapear a produção acadêmica que teve o PET como objeto de estudo; análise documental, tendo como fontes editais, relatórios e outros documentos referentes ao programa na UFMS; aplicação de questionário, a participantes egressos e ativos do PET; e entrevistas narrativas com acadêmicos egressos do PET Educação Física/Faed/UFMS. Como resultados, apontamos que o PET, inicialmente, foi idealizado para um público-alvo seleto, com vistas à formação de uma elite intelectual, com foco no ingresso na pós-graduação, no entanto, no grupo de entrevistados, formado por estudantes advindos das classes populares, o PET não se mostrou um diferencial decisivo para o ingresso na pós-graduação. Sob a ótica dos egressos, a política apresenta contribuições significativas para formação acadêmica e profissional de seus participantes, explorando habilidades práticas, técnicas e sociais. Contudo, todas essas características trazem suas problemáticas e desafios, dentro os citados estão: dedicação de tempo demandada, a sobrecarga e pouca profundidade de atividades, as cobranças e conflitos internos. Concluímos, a partir desses resultados, que o PET é uma política pública educacional com contribuições significativas para formação dos participantes, o que permite a exploração de diversas habilidades e conhecimentos na esfera do ensino, pesquisa e extensão, mas apresenta alguns desafios e contradições tais quais a sobrecarga dos participantes, a demanda exigida e a baixa profundidade nas temáticas trabalhadas que devem ser explorados e aprofundados em pesquisas futuras. |
Abstract: | The study focuses on the Tutorial Education Program (PET), a public policy that has been developed over the years in Brazilian undergraduate courses with the aim of contributing to the formation of researchers and professionals of excellence. The objective of the research is to analyze the relationships that may be established between participation in PET during undergraduate studies and the qualification of participants as researchers and future professionals. The research is guided by the following questions: from the perspective of PET participants – as they self-identify, the students from the Physical Education course at the Faculty of Education (Faed) of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) – did the program contribute to their “excellent” formation? For students and alumni, is there a correlation between participation in PET and the quality of their academic and professional training? To address these questions, the theoretical framework is based on life history and formation studies, drawing from authors such as Cristine Delory-Momberger, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza, and António Nóvoa, among others. Methodologically, the study involved literature review for theoretical foundation, state of the art to map academic production on PET, document analysis using sources such as reports and announcements related to the program at UFMS, questionnaires for active and alumni participants, and narrative interviews with alumni from the Physical Education/PET program at Faed/UFMS. The results indicate that PET was initially designed for a select target audience, aiming to form an intellectual elite focused on entry into postgraduate studies. However, for the interviewees, who came from working-class backgrounds, PET did not prove to be a decisive factor for entering postgraduate programs. From the alumni’s perspective, the policy made significant contributions to their academic and professional training by developing practical, technical, and social skills. However, all of these characteristics bring their own problems and challenges, such as time commitment, overload, lack of depth in activities, expectations, and internal conflicts. Based on these results, we conclude that PET is an educational public policy with significant contributions to participants’ formation, enabling the exploration of various skills and knowledge in teaching, research, and outreach. However, it also presents challenges and contradictions, such as participant overload, the demands placed, and the shallow treatment of the themes, which should be explored and further. |
Palavras-chave: | .Políticas Públicas Educação Tutorial Histórias de Vida Formação. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11548 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Matheus Bezerra de Souza_CORRIGIDO PÓS DEFESA .pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.