Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11500
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Autor(es): | RENAN PEREIRA GOMES |
Primeiro orientador: | ISABELA PORTO CAVALCANTE |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de Sequência Didática (SD) sobre a temática de Física Nuclear destinada ao Ensino Médio (EM). Sua relevância se baseia na necessidade de se introduzir tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC),como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica (EB), documento que tem caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais as quais os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da EB, incluindo competências e habilidades relacionadas à compreensão do mundo físico, tecnológico e as transformações promovidas pela ciência ao longo do tempo. Em nossa investigação, observamos que há uma carência de materiais didáticos que abordem a Física Nuclear de forma contextualizada e a dificuldade em conectar esses conceitos, de forma atrativa, com a realidade de alunos do EM. Para o trabalho, procuramos trazer uma contribuição no sentido de sanar este problema no campo do ensino por nós identificado, para que a inserção de tal temática seja efetiva nas escolas do EM. Adotamos para o desenvolvimento da SD uma perspectiva metodológica no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); acreditamos que este enfoque é especialmente relevante para o ensino de Física Nuclear, pois permite aos alunos compreenderem as relações entre os conceitos científicos, os desenvolvimentos tecnológicos, como a geração de energia e aplicações médicas, e os impactos sociais e éticos associados, como a questão das armas nucleares e os debates sobre o uso da energia nuclear, possibilitando uma formação crítica e cidadã. Como resultados finais, apresentamos uma SD de Física Nuclear a partir de uma abordagem CTS e foi feita uma análise dentro dessa abordagem do material produzido, que para nós mostrou-se adequado, apresentando as principais características da abordagem. |
Abstract: | This paper aims to present a didactic sequence proposal (SD) on the nuclear physics theme intended for high school (EM). Its relevance is based on the need to introduce topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) provided for in the Common Curriculum National Base (BNCC) for Basic Education (EB), a document that has a normative character and defines the organic and progressive set of essential learning which students should develop throughout EB stages and modalities, including skills related to understanding the physical, technological world and the transformations promoted by science over time. In our investigation, we observe that there is a lack of teaching materials that address nuclear physics in a contextual way and the difficulty in connecting these concepts, in an attractive way, with the reality of EM. For this work, we seek to make a contribution to remedy this problem in the field of teaching identified by us, so that the insertion of such a theme is effective in the schools of the EM. In the SD development, we adopt a methodological perspective in the Science, Technology and Society (CTS) approach; we believe that this approach is especially relevant to nuclear physics teaching, as it allows students to understand the relationships between scientific concepts, technological developments such as power generation and medical applications, and associated social and ethical impacts, such as the question of nuclear weapons and debates on the use of nuclear energy, enabling critical and citizen formation. As final results, we present a Nuclear Physics SD from a CTS approach; an analysis of the material produced was carried out within this approach; in our perspective the material proved to be adequate, presenting the main characteristics of the approach. |
Palavras-chave: | Ensino Médio Física Nuclear Física Moderna e Contemporânea Base Nacional Comum Curricular. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11500 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Física - Licenciatura (INFI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
22641.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.