Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11449
Tipo: | Dissertação |
Título: | CURRÍCULOS E PEDAGOGIAS DAS MANIFESTAÇÕES DO PÚBLICO DO FUTEBOL DE MULHERES EM HASHTAGS NO TWITTER/X. |
Autor(es): | ALINI SILVA PEIXOTO |
Primeiro orientador: | Marcelo Victor da Rosa |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo exploratória com abordagem qualitativa. O objetivo é analisar os currículos e pedagogias relacionados às produções de saberes e poderes nas manifestações do público nas hashtags do Twitter/X associadas ao Campeonato Brasileiro Feminino Neoenergia 2023. De forma mais específica, essa dissertação pretendeu identificar e contextualizar os currículos e seus aspectos e a maneira como eles se apresentam nos discursos inseridos na plataforma; analisar as relações de poder nos discursos presentes nas hashtags; apreender deslocamentos sobre conceitos como gênero, mulher, masculino/feminino e perceber como o Futebol de Mulheres é perpassado por essas relações e (re)significações. As análises foram realizadas a partir da perspectiva dos Estudos Culturais, tendo como foco as relações de poder, as agências e as resistências nos currículos e pedagogias que se apresentaram a partir dos discursos encontrados nas hashtags vinculadas à competição. Foram identificados aspectos de currículo relacionados à valorização da prática, considerando tanto o efetivo sucesso quanto o processo dos times durante a competição. Um fato interessante foi a organização das/os torcedoras/es em hashtags específicas e a relação de interação do público em forma de comentários/respostas às postagens que utilizaram as hashtags. Ainda, observou-se as disputas que se estabeleceram nos discursos pelos significados relacionados às representações do futebol praticado pelas mulheres, bem como das próprias jogadoras. Foram percebidos discursos inseridos em jogos de forças que contestam ou validam a prática dessas mulheres, além da utilização de estratégias discursivas pautadas em certa forma de violência verbal para invalidar o futebol delas. Também foi identificado um movimento de agência exercido pelos clubes em relação à divulgação e disponibilização de transmissões em tempo real das partidas que não foram televisionadas pela Rede Globo e/ou o SporTV, detentores dos direitos de transmissão. Outros aspectos se relacionaram à presença de currículos de masculinidades inferindo significados às representações relacionadas ao futebol como prática e currículos de invisibilidade disputando significados com os currículos de valorização do Futebol de Mulheres. As construções curriculares presentes nas hashtags permitiram o delineamento de uma Pedagogia de Ocupação de Espaços, devido às estratégias pedagógicas utilizadas para colocar em embate, nos jogos de forças, os significados que as representações compartilhadas disputaram nesse contexto do Twitter/X. |
Abstract: | This research is characterized as an exploratory field study with a qualitative approach. The objective is to analyze the curricula and pedagogies related to the production of knowledge and power in the public manifestations of the hashtags on Twitter/X associated with the Campeonato Brasileiro Feminino Neoenergia 2023. More specifically, this dissertation aimed to identify and contextualize the curricula and their aspects and how they are presented in the discourses inserted in the platform; to analyze the power relations in the discourses present in the hashtags; to apprehend displacements about concepts such as gender, woman, masculine/feminine and to perceive how Women's Soccer is permeated by these relations and (re)significations. The analyses were carried out from the perspective of Cultural Studies focusing on power relations, agencies, and resistances in the curricula and pedagogies that are presented from the discourses found in the hashtags linked to the competition. Aspects of the curriculum related to the valorization of practice were identified, considering both the effective success and the process of the teams during the competition. An interesting fact was the organization of the fans in specific hashtags and the relationship of interaction of the public in the form of comments/responses to the posts that used the hashtags. Furthermore, it was observed the disputes that were established in the discourses over the meanings related to the representations of football played by women, as well as the players themselves. Discourses inserted in power games that contest or validate the practice of these women were perceived, as well as the use of discursive strategies based on a certain form of verbal violence to invalidate their soccer. An agency movement exercised by the clubs was also identified in relation to the dissemination and availability of live broadcasts of matches that were not televised by Rede Globo and/or SporTV, holders of the broadcasting rights. Other aspects were related to the presence of masculinities curricula inferring meanings to the representations related to soccer as practice and curricula of invisibility disputing meanings with the curricula of valorization of women's soccer. The curricular constructions present in the hashtags allowed the delineation of a Pedagogy of Occupation of Spaces, due to the pedagogical strategies used to put into combat, in the power games, the meanings that the shared representations disputed in this context of Twitter/X. |
Palavras-chave: | .Futebol de Mulheres Estudos Culturais Pedagogia Cultural Relações de poder Twitter/X |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11449 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Currículos e pedagogias das manifestações do público do Futebol de Mulheres em hashtags no Twitter-X Versão Final.pdf | 5,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.