Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11257
Tipo: Dissertação
Título: DIZERES QUE (D)ENUNCIAM O "CHÃO DA ESCOLA: relações de saber-poder e resistência da/na Educação do Campo
Autor(es): Patrícia Farias da Silva
Primeiro orientador: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Resumo: SILVA, Patrícia Farias da. Dizeres Que (D)Enunciam O “Chão Da Escola”: relações de saber-poder e resistência da/na Educação do Campo. Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2024. (Dissertação de Mestrado) Com as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovadas em dezembro de 2017, surgiram inquietações e questionamentos por parte das práticas docentes que desenvolvo há três anos, e também, enquanto mãe de adolescentes. Questionamento derivados de diferentes classes sociais que, ao integrarem essa nova política educacional de ensino, proposta, sancionada e iniciada em 2018, com o prazo de atingir todo o território nacional até o ano de 2022, não encontram resolutividades (em práticas discursivas Foucault, 2005). Objetivamos, de modo geral, interpretar os dizeres dos sujeitos estudantes, professores e coordenadoras, que vivenciam o processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especificamente: 1 Analisar como são construídos os dizeres dos sujeitos envolvidos, e que tipos de discursos surgem; e, 2. Discutir relações de saber, poder e resistência e seus efeitos de sentido. Por isso, é com base nas discussões de Gregolin (2003, p. 10), ao mencionar que tais textos “[…] constroem discursivamente uma espetacularização dos acontecimentos”, tornam-se questões de pesquisa: Até que ponto pode haver (im)pactos e/ou silenciamentos nas mudanças implementadas pelo MEC, considerando os dizeres dos sujeitos envolvidos? O que há nos entremeios entre dizeres dos pesquisados, documento oficial e publicidade do MEC? Esta pesquisa, de cunho qualitativa via Linguística Aplicada transdisciplinarizada com postulações discursivo desconstrutivista alicerça-se, a partir de Coracini (2003, 2006), em noções de processos de interpretação, autoria, na interface com Foucault (2005, 2006) e seu conceito de discurso, saber/poder/resistência e sujeito e, em Gregolin (2003), alinha-se a questões discursivas na/da mídia, via espetacularização. A coleta dos dados é feita numa escola agrícola no interior de São Paulo, por meio de um roteiro temático de investigação enviado pelo google forms a professores, estudantes do ensino médio e coordenadora, dizeres esses problematizado junto ao item Linguagens e suas Tecnologias contido na diretriz, e diálogos (im)possíveis com dois textos publicitários oficiais que espetaculariza a relevância de tal implementação. Resultante do gesto analítico, efeitos de sentido indicam que há um descompasso entre o que é prometido oficialmente e a realidade vivida nas escolas. O estudo não pretende generalizar, nem ao menos esgotar o manifesto interpretativo, focando especificamente em uma escola técnica agrícola em São Paulo e suas dinâmicas internas. Conclui-se, de momento, que tanto alunos quanto professores demonstram desconforto com o Novo Ensino Médio, (d)enunciando que as relações de saber-poder empreendidas no fazer educacional ainda ancoram-se mais em falhas do que benefícios em relação às expectativas de equidade e oportunidades de construção coletiva do conhecimento, sobretudo da relação saber-poder-resistência entretecida pelo corpo educacional em toda a sua gestão (local, regional e nacional). Organiza-se, assim, em um primeiro capítulo apresentando as condições de produção que reúne a materialidade do documento da BNCC, os dizeres de duas propagandas publicitárias sobre a implementação do Novo Ensino Médio e a apresentação da escola agrícola e como foi realizada a coleta de corpus. O segundo capítulo concentra-se nas noções conceituais debatidas acerca de língua, sujeito, discurso sob o olhar de Foucault (1988, 1999, 2004, 2005, 206, 2012), da interpretação e autoria explanados a partir de Coracini (2010, 2011) e o gesto de espetacularização discursivo midiático a partir de Gregolin (2003) e Cechinel e Mueller (2022). Por fim, o terceiro e último capítulo tem o empreendimento analítico cunhado a partir da análise das regularidades enunciativas apresentadas nos enunciados coletados.
Abstract: SILVA, Patrícia Farias da. Sayings That (D)enunciate the “School Ground”: knowledge-power relations and resistance of/in Rural Education. Três Lagoas, Federal University of Mato Grosso do Sul, 2024. (Master's Dissertation) With the changes in the National Common Curricular Base (BNCC), approved in December 2017, concerns and questions arose on the part of the teaching practices that I have been developing for three years, and also, as a mother of teenagers. Questions derived from different social classes that, when integrating this new educational policy, proposed, sanctioned and initiated in 2018, with the deadline to reach the entire national territory by the year 2022, do not find resolutions (in discursive practices_ Foucault, 2005). Our objective, in general, is to interpret the statements of the subjects students, teachers and coordinator, who experience the process of implementing the National Common Curricular Base (BNCC). Specifically: 1. Analyze how the statements of the subjects involved are constructed, and what types of discourses emerge; and, 2. Discuss relations of knowledge, power and resistance and their effects of meaning. Therefore, based on Gregolin's discussions (2003, p. 10), when he mentions that such texts “[…] discursively construct a spectacularization of events”, they become research questions: To what extent can there be (im)pacts and/or silencing in the changes implemented by the MEC, considering the words of the subjects involved? What is in the interludes between the words of the researched, official document and MEC advertising? This research, of a qualitative nature via transdisciplinary Applied Linguistics with deconstructive discursive postulations, is based, from Coracini (2003, 2006), on notions of interpretation processes, authorship, in the interface with Foucault (2005, 2006) and his concept of discourse, knowledge/power/resistance and subject and, in Gregolin (2003), aligns itself with discursive questions in/of the media, via spectacularization. Data collection is carried out at an agricultural school in the interior of São Paulo, through a thematic research script sent via Google Forms to teachers, high school students and the coordinator, these statements are problematized in the item Languages and their Technologies contained in the guideline, and (im)possible dialogues with two official advertising texts that spectacularize the relevance of such implementation. Resulting from the analytical gesture, effects of meaning indicate that there is a mismatch between what is officially promised and the reality experienced in the schools. The study does not intend to generalize, nor even exhaust the interpretative manifesto, focusing specifically on an agricultural technical school in São Paulo and its internal dynamics. It is concluded, for the moment, that both students and teachers demonstrate discomfort with the New High School, (d)enunciating that the knowledge-power relations undertaken in educational practice are still anchored more in failures than benefits in relation to the expectations of equity and opportunities for collective construction of knowledge, especially the knowledge-power-resistance relationship interwoven by the educational body throughout its management (local, regional and national). Thus, it is organized in a first chapter presenting the conditions of production that brings together the materiality of the BNCC document, the statements of two advertisements about the implementation of the New High School and the presentation of the agricultural school and how the corpus collection was carried out. The second chapter focuses on the conceptual notions discussed about language, subject, discourse from the perspective of Foucault (1988, 1999, 2004, 2005, 206, 2012), interpretation and authorship explained based on Coracini (2010, 2011) and the gesture of media discursive spectacularization based on Gregolin (2003) and Cechinel and Mueller (2022). Finally, the third and final chapter has the analytical enterprise coined from the analysis of the enunciative regularities presented in the collected statements. Keywords: National Common Curricular Base; New High School; Transdisciplinary Applied Linguistics; Discourse Analysis; Agricultural School.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Linguística aplicada
Ensino Médio
Escola Agrícola.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11257
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Versão concluída.pdf14,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.