Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LUÍS CARLOS DOS SANTOS NUNES | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T17:39:45Z | - |
dc.date.available | 2025-02-14T17:39:45Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11255 | - |
dc.description.abstract | - | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | XLei n.º 10.639/2003. Educação das Relações Étnico-Raciais. Movimento Negro. | - |
dc.title | 20 ANOS DA LEI 10.639/2003 E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO-OESTE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carina Elisabeth Maciel | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou identificar e analisar a Lei n.º 10.639/2003 nas pesquisas acadêmicas de dissertações e teses sobre a Lei e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) produzidas nos programas de pós-graduação em Educação da região Centro-Oeste do Brasil das Universidades Federais UFMT, UFMS, UFGD, UnB e UFG. A Lei n.º 10.639/2003 não apenas impacta a educação, mas também tem reverberações significativas no ambiente acadêmico, incentivando a produção de dissertações, teses e pesquisas voltadas para o estudo da história, cultura, religião e identidade afro-brasileira e africana. Essa legislação tem contribuído para o surgimento de novos campos de pesquisa, ampliando a diversidade de temas abordados em diversas áreas. Além disso, ela promove a desconstrução de narrativas coloniais que tendem a marginalizar saberes afro-brasileiros, mas ao incentivar uma abordagem crítica nas pesquisas acadêmicas possibilitamos a compreensão de um outro olhar. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica e as fontes foram as teses e dissertações que retratassem a Lei n.º 10.639/2003 e a ERER nos programas de pós-graduação em Educação. Para a identificação e análise dos dados coletados, elegemos como recorte temporal as produções do período de 2008 a 2022. Apresentamos na dissertação uma construção histórica do Movimento Negro e todos os seus avanços e reivindicações na educação e as contribuições de pensadores negros que possibilitam a reflexão histórica-critica das relações étnico-raciais no Brasil. A partir das análises apresentamos uma reflexão sobre as temáticas que estão pesquisadas nos programas de pós-graduação em educação, como temáticas referentes à formação continuada de professores, identidade negra, entre outras temáticas. Em conclusão, a Lei 10.639/2003, além de servir como resultado de muita resistência e resiliência do Movimento Negro, também compreende as nuances do ser negro no Brasil como as questões de identidades e as legislações de reparação à história não contada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertação Luis Nunes REV_24 jan (1) (1).pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.