Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11167
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Baralho de ondas: Jogo didático para o estudo do espectro eletromagnético
Autor(es): GABRIEL SOCOVOSKI COSTA E SILVA
Primeiro orientador: LISIANE BARCELLOS CALHEIRO
Resumo: O desinteresse em sala de aula, é uma problemática enfrentada por inúmeros professores ao longo de sua carreira. Segundo Vilela, et al. (2023) esta problemática é um fator que contribui significativamente para o baixo desempenho e rendimento dos estudantes. Este fator surge devido ao uso de metodologias tradicionais que colocam o professor como o centro da sala de aula. Em contrapartida, a esse cenário surgem as metodologias ativas, que trazem os estudantes como o centro do aprendizado. Nessa perspectiva os jogos destacam-se por serem atividades lúdicas presentes nos cotidianos, que quando associadas às estratégias de ensino, e referenciais teóricos, promovem a interação e reflexão em sala de aula, mobilizando os conhecimentos e habilidades para a resolução de problemas dentro das regras do jogo. Neste contexto, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivos o desenvolvimento de um material didático do tipo jogo sério, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e estruturado para ser trabalhado junto aos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com base na metodologia proposta por Marco Antônio Moreira. O tema da sequência didática foi escolhido em função das notícias falsas disseminadas durante a pandemia, relacionadas aos usos das radiações no cotidiano. Cada passo da UEPS foi planejado com foco em um conceito específico sobre os tipos de radiação, começando com o espectro eletromagnético e culminando na interação entre radiações ionizantes e o DNA. Além disso, o trabalho teve como objetivo analisar produções acadêmicas publicadas em atas de eventos sobre ensino de Física e Ciências, com o intuito de compreender o cenário atual do uso de jogos aplicados ao ensino de Física e suas diferentes metodologias.
Abstract: The lack of interest in the classroom is a problem faced by numerous teachers throughout their careers. According to Vilela et al. (2023), this issue significantly contributes to the low performance and engagement of students. This factor arises due to the use of traditional methodologies that place the teacher at the center of the classroom. In contrast, active methodologies emerge, which position students as the center of learning. In this perspective, games stand out as playful activities present in everyday life, which, when associated with teaching strategies and theoretical frameworks, promote interaction and reflection in the classroom, mobilizing knowledge and skills to solve problems within the rules of the game. In this context, this Thesis aimed to develop a didactic material in the form of a serious game, grounded in David Ausubel Theory of Meaningful Learning, and structured to be used alongside the steps of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), based on the methodology proposed by Marco Antônio Moreira. The theme of the didactic sequence was chosen based on the fake news spread during the pandemic, related to the use of radiation in everyday life. Each step of the PMTU was planned with a focus on a specific concept related to types of radiation, starting with the electromagnetic spectrum and culminating in the interaction between ionizing radiation and DNA. Additionally, the work aimed to analyze academic productions published in the proceedings of events on Physics and Science teaching, with the goal of understanding the current scenario of using games in Physics education and their various methodologies.
Palavras-chave: Espectro eletromagnético
Jogos
Radiações
UEPS.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11167
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
15173.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.