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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10682
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ELETRICA RESIDENCIAL A PARTIR DE UMA UNIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA |
Autor(es): | KETHLYN KAMILY PEREIRA HAUSMANN |
Primeiro orientador: | LISIANE BARCELLOS CALHEIRO |
Resumo: | O ensino de eletricidade, é explicado de maneira abstrata, e muitas vezes não explora associações práticas com o cotidiano, como as instalações elétricas residenciais. Isso limita a compreensão de conceitos importantes, como circuitos, potência, consumo e riscos associados à eletricidade. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que aponta a importância da relação do ensino com o cotidiano do aluno, o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, propõe, a partir dos itinerários formativos, uma unidade curricular de Elétrica Residencial, cujos objetivos apontam para a compreensão e construção de circuitos elétricos, bem como conceitos associados a potência e consumo. Nesse contexto, este trabalho de conclusão de curso fundamenta-se na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na metodologia proposta por Marco Antonio Moreira para a construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), é estruturada a partir dos elementos definidos na unidade curricular de Elétrica Residencial, com o objetivo de promover uma abordagem contextualizada e prática no ensino de conceitos relacionados à eletrodinâmica e instalações elétricas. Antes da montagem dessa UEPS, foi realizada uma revisão bibliográfica em dois eventos: EPEF e SNEF, que apontaram poucas quantidades de trabalho que relacionassem a teoria ao cotidiano, denotando uma dificuldade para a realização e propostas de algumas atividades. Por fim, analisamos as possibilidades e limitações dessa abordagem a partir de sua implementação em sala de aula a partir da entrevista com o professor regente da Educação Básica, que implementou a UEPS. |
Abstract: | The teaching of electricity is often explained in an abstract manner and frequently fails to explore practical associations with everyday life, such as residential electrical installations. This limits the understanding of important concepts, such as circuits, power, consumption and risks associated with electricity. In line with the National Common Curricular Base - BNCC, which highlights the importance of the relationship between teaching and the student's daily life, the Currículo de Reference Mato Grosso do Sul Curricular Reference proposes, based on the training itineraries, a Residential Electrical curricular unit, whose objectives point to the understanding and construction of electrical circuits, as well as concepts associated with power and consumption. In this context, this thesis is grounded in David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the methodology proposed by Marco Antonio Moreira for the development of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU). The unit is structured around the elements defined in the Residential Electricity curricular unit, aiming to promote a contextualized and practical approach to teaching concepts related to electrodynamics and electrical installations. Prior to the construction of the PMTU, a literature review was conducted across two events, EPEF and SNEF, which revealed a limited number of studies connecting theory to everyday life, highlighting challenges in designing and implementing such activities. Finally, we analyzed the possibilities and limitations of this approach by implementing the PMTU in the classroom and conducting an interview with a Basic Education teacher who facilitated the implementation. |
Palavras-chave: | Eletricidade Eletrodinâmica UEPS Aprendizagem Significativa. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10682 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Física - Licenciatura (INFI) |
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