Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jefferson Costa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T17:44:29Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T17:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10397 | - |
dc.description.abstract | - | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Software para avaliação da aprendizagem em Química | - |
dc.title | Software para avaliação da aprendizagem em Química | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Funabashi Jorge | - |
dc.description.resumo | RESUMO O objetivo deste projeto de pesquisa foi desenvolver um software educacional com um banco de perguntas voltado para avaliações da aprendizagem de química para o primeiro ano do ensino médio das escolas estaduais do Mato Grosso do Sul. Após o desenvolvimento, o software foi avaliado por professores de química para analisar o impacto dessa tecnologia digital na avaliação da aprendizagem dos alunos. O banco de questões foi elaborado com base na revisão da literatura sobre avaliação diagnóstica, conforme defendido por Luckesi. A metodologia utilizada foi qualitativa, empírica e experimental, incluindo a aplicação de um questionário para identificar o público-alvo do software e um segundo questionário de primeira experiência, baseado na escala de Likert. Como resultado, observou-se que o software impactou positivamente a prática avaliativa dos professores, promovendo uma reflexão mais aprofundada sobre as estratégias de avaliação da aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino médio.. Os feedbacks indicaram que o software ajudou a identificar áreas de melhoria na avaliação e ofereceu ferramentas úteis para um diagnóstico mais preciso das dificuldades dos alunos. Palavra-chave: avaliação da aprendizagem, TDIC’s, ensino em química, avaliação diagnóstica, software. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
OLIVEIRA, Jefferson dissertação e produto educacional.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.