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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LARISSA GOMES RUDES | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T14:08:02Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T14:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9998 | - |
dc.description.abstract | Introduction: The inclusion of research, teaching, extension, and innovation projects in the curriculum of Brazilian universities represents a significant step forward in the development of future professionals. The principle of the inseparability between teaching, research, and extension contributes to the production of knowledge, both at the individual and collective levels. In the context of nursing, the Laboratory of Studies and Research in Family Intervention allows students from the Federal University of Mato Grosso do Sul to acquire good practices, providing opportunities for practical learning, personal development, and community engagement. This research is justified by the need to identify the actions carried out and the research lines developed by the group. Objective: To describe the activities carried out by the Laboratory since its inception and to identify its main research lines. Method: This is a descriptive, multimethod, retrospective, and documentary study that used the following data sources: researchers’ Lattes curricula, portfolios, and materials posted on the Family Intervention Studies and Research Laboratory’s social media, from 2015 to 2024. Quantitative data were organized in Excel spreadsheets and analyzed using relative and absolute frequencies. The content of the productions was analyzed using Bardin’s content analysis with the support of IRaMuTeQ software, version 0.7 alpha 2. Results: A total of 286 initiatives carried out by the research group were counted, with emphasis on the works presented at events and the production of scientific articles. Three categories of research lines were identified: Child, family, and the care process; Construction and development of care interventions and strategies; and Applications of teaching and learning methodologies for care quality. Conclusion: The diversity of activities developed by the group allowed its members to practice nursing from a broader perspective, committed to the needs of the people being assisted, whether in the family context, the relationship between professional and patient, or the academic community. It is evident that research groups such as the Laboratory of Studies and Research in Family Intervention are extremely relevant to the development of Brazilian nursing. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | grupos de pesquisa | - |
dc.subject | enfermagem familiar | - |
dc.subject | educação em enfermagem | - |
dc.subject | formação profissional | - |
dc.subject | universidades. | - |
dc.subject.classification | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.title | Contribuições do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar para a ciência da enfermagem: um estudo documental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERNANDA RIBEIRO BAPTISTA MARQUES DE ALMEIDA | - |
dc.description.resumo | Introdução: a inclusão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação no currículo das universidades brasileiras representam um avanço para o desenvolvimento dos futuros profissionais. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão contribui para a produção de conhecimento, tanto em nível individual quanto coletivo. No contexto da enfermagem, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar permite que os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul adquiram boas práticas, oportunizando aprendizado prático, desenvolvimento pessoal e interação com a comunidade. Essa pesquisa é justificada pela necessidade de identificar as ações realizadas e as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Objetivo: descrever as atividades realizadas pelo Laboratório desde sua criação e identificar suas principais linhas de pesquisas. Método: Estudo descritivo multimétodos, retrospectivo e documental, que utilizou como fonte de dados: o currículo lattes dos pesquisadores, portfólios e materiais postados nas redes sociais do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar, no período de 2015 a 2024. Os dados quantitativos, foram organizados em planilhas no Excel e analisados utilizando frequência relativa e absoluta. Já para os conteúdos das produções utilizou-se análise de conteúdo de Bardin, com apoio do software IRaMuTeQ, versão 0.7 alpha 2. Resultados: foram contabilizadas um total de 286 iniciativas realizadas pelo grupo de pesquisa desde sua existência, com destaque para os trabalhos apresentados em eventos e a produção de artigos científicos. Identificaram-se três categorias referentes às linhas de pesquisas do grupo: criança, família e o processo de cuidado; construção e elaboração de intervenções e estratégias de cuidado; e aplicações de metodologias de ensino e aprendizagem para a qualidade do cuidado. Conclusão: a pluralidade das atividades desenvolvidas pelo grupo permitiu que os membros exercessem a enfermagem sob uma perspectiva mais ampliada e comprometida com as necessidades das pessoas assistidas, seja no âmbito familiar, na relação entre profissional e paciente, ou na comunidade acadêmica. Fica evidente que os grupos de pesquisa como o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Intervenção Familiar são de extrema relevância para o processo de desenvolvimento da enfermagem brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Enfermagem - Bacharelado (INISA) |
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