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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Letícia Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T12:34:33Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T12:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9745 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exame de Suficiência Contábil | - |
dc.subject | EaD | - |
dc.subject | Ensino presencial | - |
dc.subject | Aprovação | - |
dc.subject | Egressos | - |
dc.title | Índice de aprovação no exame do CFC entre egressos de cursos a distância e presencial: uma análise comparativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci | - |
dc.description.resumo | O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma prova aplicada para avaliar os conhecimentos dos bacharéis do curso de Ciências Contábeis. A aprovação neste exame concede a certificação profissional necessária para o desempenho da atividade contábil. No entanto, a maioria que realiza o teste reprova. Diante disso, tendo em vista os baixos índices de aprovação neste exame em 2022, bem como o número de instituições de ensino superior com oferta do curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade a distância, o objetivo do presente estudo é identificar se há diferenças significativas no índice de aprovação do exame do CFC entre egressos de cursos ministrados nas modalidades a distância e presencial. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e quantitativa, e emprega uma pesquisa documental, eletrônica e bibliográfica dos resultados das edições de 2019 a 2022 disponíveis no site oficial do CFC. Os resultados revelam que há diferenças significativas no percentual de aprovação no exame de suficiência quando as modalidades EaD e presencial são comparadas, tanto em âmbito nacional, quanto regional. Além disso, observou-se que a região Norte apresentou o menor desempenho em ambas as modalidades, enquanto as regiões Sul e Sudeste lideraram as melhores colocações. Já as regiões CentroOeste e Nordeste obtiveram resultados semelhantes, com variações nas posições de terceiro e quarto lugar. Assim, o trabalho contribui com o reconhecimento dos diferentes índices por modalidade de ensino, apontando as desigualdades de ensino-aprendizagem em Contabilidade que impactam na aprovação de egressos no exame de suficiência e na atuação profissional dos Contabilistas. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) ESAN - TCCs - Ciências Contábeis - Bacharelado |
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