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dc.creatorHENRIQUE MATHEUS GONÇALVES DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2024-11-11T14:05:21Z-
dc.date.available2024-11-11T14:05:21Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9721-
dc.description.abstractThis work aims to design and simulate an off-board vehicle charger based on a Dual Active Bridge (DAB) DC-DC converter, which connects the DC bus of an electric vehicle to a charging station. The study explores the converter's operation as well as different control strategies, highlighting their advantages and disadvantages. Initially, the converter is analyzed in open-loop to observe its natural behavior. Then, it is controlled via power reference using a numerical polynomial adjustment method, without transfer functions. Subsequently, a control strategy based on current reference is implemented using the system's frequency response. Two types of controllers were investigated: the first combines a phase lead compensator with a PID controller, while the second involves direct manual pole-zero placement at the relevant frequencies. Both methods were analyzed in terms of performance and stability. The controllers exhibited underdamped behavior, with no overshoot and good phase margin; however, the manual pole placement controller displayed more noise and oscillations in steady-state, whereas the phase compensation combined with PID provided a more stable response.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarregador Off-board-
dc.subjectCarregamento de Bateria Íon-Lítio-
dc.subjectDual Active Bridge-
dc.subjectVeículos elétricos.-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleSistema conversor de potência para o carregamento de veículos elétricos baseado no conversor Dual Active Bridge (DAB)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MOACYR AURELIANO GOMES DE BRITO-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo projetar e simular um carregador veicular off-board, baseado no conversor CC-CC Dual Active Bridge (DAB), que interliga o barramento CC de um veículo elétrico ao de uma estação de carregamento. O trabalho explora o funcionamento do conversor, além de diferentes estratégias de controle, destacando suas vantagens e desvantagens. Primeiramente, o conversor é analisado em malha aberta, para observar seu comportamento natural. Em seguida, este é controlado via referência de potência, utilizando um método numérico para ajuste polinomial, sem o uso de funções de transferência. Posteriormente, foi implementado um controle baseado em referência de corrente, utilizando a resposta em frequência do sistema. Dois tipos de controladores foram investigados: o primeiro, com a combinação de um compensador de avanço de fase e um controlador PID; e o segundo, um controle mais direto com a alocação manual de polos e zeros nas frequências de interesse. Ambos os métodos foram analisados em termos de desempenho e estabilidade. Ambos os controladores apresentaram comportamento subamortecido, sem overshoot e com boa margem de fase, porém o controlador com alocação manual de polos apresentou maior ruído e oscilações em regime permanente, enquanto o controlador com compensação de fase em paralelo com um PID manteve-se mais estável.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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