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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9695
Tipo: | Dissertação |
Título: | O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM AQUIDAUANA, MS |
Autor(es): | ROGÉRIO REZENDE MEDEIROS |
Primeiro orientador: | Fernando Rodrigo Farias |
Resumo: | Os estudos referentes ao livro didático e o seu uso vem crescendo de forma substancial nas últimas décadas no Brasil, principalmente pelo fato de que ele assumiu ao longo de sua trajetória múltiplos aspectos, sendo ao mesmo tempo um elemento pedagógico, cultural e mercadológico. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar o papel do livro didático de geografia na rede estadual de ensino em Aquidauana/MS, tendo como base o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa se baseiam na análise bibliográfica, documental e de decretos, com posterior fichamento das informações levantadas, além de trabalho de campo realizado com professores de geografia das sete escolas estaduais do município de Aquidauana/MS. O Programa Nacional do Livro Didático é a política de distribuição de livros do governo federal, sendo responsável pela distribuição de livros didáticos para escolas públicas de todo o país. Se caracterizou, ao longo do tempo, pela sucessão de decretos que trouxeram grandes modificações ao programa, como a distribuição de CD ROM, dicionários, materiais multimídia e obras digitais e ampliação dos grupos beneficiados. Constatou-se que após a criação do programa, o país passou por um período de inúmeras reformas educacionais que levaram a discussões sobre uma possível uniformização curricular, que acabou se concretizando recentemente com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular-BNCC. No campo editorial, apesar da existência de um território de disputas, a presença de um oligopólio editorial revela as disparidades em relação às editoras menores. Fato esse que pode ser percebido através da análise realizada no processo de escolha do livro didático de geografia, no PNLD 2024 em Aquidauana/MS, onde constatou-se o domínio das grandes editoras. O tempo destinado a escolha das obras é ínfimo frente a sua importância no contexto escolar. Mesmo assim, os professores de geografia da rede estadual de ensino de Aquidauana, mantém uma relação de muita proximidade com o livro didático, sendo em muitos casos, utilizado como principal recurso pedagógico em sala de aula, norteando o planejamento do professor. |
Abstract: | Studies regarding the textbook and its use have grown substantially in recent decades in Brazil, mainly due to the fact that it has assumed multiple aspects throughout its history, being at the same time a pedagogical, cultural and marketing element. Therefore, the present research aims to analyze the role of geography textbooks in the state education network in Aquidauana/MS, based on the National Textbook Program – PNLD. The methodological procedures adopted in this research are based on bibliographical, documentary and decree analysis, with subsequent recording of the information collected, in addition to fieldwork carried out with geography teachers from the seven state schools in the municipality of Aquidauana/MS. The National Textbook Program is the federal government's book distribution policy, being responsible for distributing textbooks to public schools across the country. It was characterized, over time, by the succession of decrees that brought major changes to the program, such as the distribution of CD ROM, dictionaries, multimedia materials and digital works and the expansion of benefiting groups. It was found that after the creation of the program, the country went through a period of numerous educational reforms that led to discussions about possible curricular standardization, which ended up becoming a reality recently with the implementation of the new National Common Curricular Base-BNCC. In the editorial field, despite the existence of a disputed territory, the presence of an editorial oligopoly reveals disparities in relation to smaller publishers. This fact can be perceived through the analysis carried out in the process of choosing the geography textbook, at PNLD 2024 in Aquidauana/MS, where the dominance of large publishers was verified. The time allocated to choosing the works is negligible given their importance in the school context. Even so, geography teachers in the Aquidauana state education network maintain a very close relationship with the textbook, and in many cases it is used as the main pedagogical resource in the classroom, guiding the teacher's planning. |
Palavras-chave: | Digite aqui as palavras-chave de sua Dissertação (até cinco palavras-chave) |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9695 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana) |
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