Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARBARA LUDMILLA DAS NEVES DE QUEIROZ | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T12:06:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T12:06:08Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9658 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, human beings spend more and more time indoors, resulting in greater exposure to artificial light compared to natural light. This scenario can have adverse effects, since interaction with natural light plays an important role in regulating the circadian cycle, relieving tension, and also has bactericidal and germicidal properties, as well as providing a more pleasant and dynamic sensation. Recent studies have made it possible to calculate the quantity and quality of properties related to lighting and the circadian cycle, such as: the M/P (Melanopic/Photopic) ratio, the Equivalent Melanopic Lux (EML) and the illuminances required for visual comfort and work plan. The purpose of this study was to assess the quality of natural lighting in classrooms in the city of Campo Grande - MS, considering the circadian cycle. To this end, the methodology used was to simulate classrooms based on the FNDE standards, in which the models differed in terms of the material of the openings and their orientation. The classroom was modeled using the Rhinoceros 7 program and simulated using the Alfa plugin. The results were obtained by analyzing several variables such as: openings with different glazing, different orientations, different days (June 21, September 21 and December 21) and times (9 a.m., 11 a.m., 2 p.m. and 4 p.m.), with cloudy and clear skies for the city of Campo Grande - MS. After analyzing the results obtained by the ALFA plugin, a methodology was developed in order to find which classroom model was closest to the ideal model proposed. From the results, it can be seen that the change of glass in the model with South orientation was had the worst result, while the same model with different glazing had the best result considering 150 lux ≤ EML ≤ 3000 lux. This result highlighted the importance of evaluating the material used and how it can affect the project. The analysis of the current model of openings and their performance in classrooms according to visual comfort and the circadian cycle, serves as an initial step towards rethinking the way we design openings and internal lighting in classrooms. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise da iluminação, ensino, ciclo circadiano | - |
dc.title | "Análise da iluminação natural em ambiente de ensino em relação ao conforto visual e ciclo circadiano" | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arthur Santos Silva | - |
dc.description.resumo | Atualmente, o ser humano permanece cada vez mais tempo em ambientes internos, resultando em uma exposição maior a luz artificial em comparação a luz natural. Esse cenário pode acarretar efeitos prejudiciais, uma vez que a interação com a luz natural desempenha um papel importante na regulação do ciclo circadiano, no alivio de tensões, possuindo ainda propriedades bactericidas e germicidas, além de conferir uma sensação mais agradável e dinâmica. Estudos recentes tornaram possível calcular a quantidade e a qualidade de propriedades relacionadas a iluminação e ao ciclo circadiano como: a razão M/P (Melanopic/Photopic), o Equivalent Melanopic Lux (EML) e as iluminâncias necessárias para o conforto visual e plano de trabalho. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade da iluminação natural em salas de aula na cidade de Campo Grande – MS, considerando o ciclo circadiano e conforto visual. Para tanto foi utilizada a metodologia de simulação de salas de aula baseadas nas normas da FNDE, em que os modelos se diferenciavam pelas orientações e material das aberturas. Os ambientes foram modelados no Rhinoceros 7 e simulados com o plugin Alfa. Os resultados foram obtidos pela análise de diversas variáveis como: aberturas com diferentes vidros, diferentes orientações, diferentes dias (21 de junho, 21 de setembro e 21 de dezembro) e horários (9 horas, 11 horas, 14 horas e 16 horas), com céu nublado e claro para a cidade de Campo Grande – MS. Após a análise dos resultados obtidos pelo plugin Alfa, uma metodologia foi desenvolvida a fim de encontrar qual modelo de sala de aula se aproximava mais do modelo ideal proposto. A partir dos resultados pode-se observar que a mudança de vidro no modelo com orientação Sul fez com que ele apresentasse o pior resultado, enquanto o mesmo modelo com vidro diferente apresentava o melhor resultado considerando 150 lux ≤ EML ≤ 3000 lux. Esse resultado deu destaque a importância da avaliação do material utilizado e como ele pode interferir no projeto. A análise do modelo atual de aberturas e sua atuação nas salas de aula de acordo com o conforto visual e ciclo circadiano, serve como um passo inicial para repensar a maneira como projetamos as aberturas e iluminação interna dos ambientes de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação-BarbaraLudmilladasNevesdeQueiroz.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.