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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Felipe Brito de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T21:04:25Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T21:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9607 | - |
dc.description.abstract | We understand that the social conceptions of the ethnocentric elites, which generally put European classical music as synonymous with progress, ended up making the rhythmic memory of Brazil acquired from the African cultural introduction in the country not recognized in the instances where music was taught and learned. Nevertheless, more recently, such memory has been undergoing a slow process of valorization, which involves its consolidation as one of the main brands of Brazilian music. Thus, the transmission of knowledge of percussive music occurred informally in the contexts where it was present and this informality triggered specific characteristics of teaching and learning of music in the popular manifestations; among them imitation as an important tool for exchanging knowledge in these spaces. This research aimed at analyzing, in the light of Peircian semiotics, the signs involved in the process of imitation within an environment of teaching and musical learning, especially of percussion instruments. With this aim, we carried out a bibliographical revision of texts on the existing music teaching formats and their characteristics, in order to understand the processes present in our corpus that would be relevant to be investigated. This bibliographic review included aspects of C. S. Peirce's semiotics and research relating Peircian semiotics, music, and imitation. In the end, we took as a base the theoreticalmethodological concepts presented in the review to carry out a case study, about the production and interpretation of signs in a percussion class, focused on the presence of mimesis. The results of this research collaborate in the construction of a semiotics of music, regarding the relations between imitation and percussion teaching and learning, and with the academic (re) knowledge of ways of constructing meaning, facilitating teaching and learning practices involving imitation and percussion. KEYWORDS: Percussion teaching. Peircian semiotics. Imitation as a sign. Teaching music. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de percussão. Semiótica peirciana. Imitação como signo. Ensino de música. | - |
dc.title | IMITAÇÃO E RITMO: Um estudo de caso da semiose no aprendizado musical percussivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Eluiza Bortolotto Ghizzi | - |
dc.description.resumo | Entendemos que as concepções sociais das elites etnocêntricas que, de modo geral, colocavam a música erudita europeia como sinônimo de progresso, acabaram por fazer com que a memória rítmica do Brasil adquirida a partir da introdução cultural africana no país não fosse reconhecida nas instâncias em que a música era ensinada e aprendida. Apesar disso, mais recentemente, tal memória vem passando por um lento processo de valorização, que envolve sua consolidação enquanto uma das marcas principais da música brasileira. Assim, a transmissão de conhecimento da música percussiva deu-se de maneira informal nos contextos onde esta se fazia presente e essa informalidade desencadeou características próprias de ensino e aprendizagem de música nas manifestações populares; dentre elas, está a imitação como importante ferramenta para trocas de conhecimento nesses espaços. Esta pesquisa objetivou a análise, sob a luz da semiótica peirciana, dos signos envolvidos no processo de imitação dentro de um ambiente de ensino e aprendizado musical, em especial de instrumentos de percussão. Com esse objetivo, realizamos revisão bibliográfica de textos sobre os formatos de ensino de música existentes e suas características, de maneira a compreendermos os processos presentes em nosso corpus que seriam relevantes de serem investigados. Essa revisão bibliográfica incluiu aspectos da semiótica de C.S. Peirce e de pesquisas relacionando semiótica peirciana, música e imitação. Ao final, tomamos como base os conceitos teórico-metodológicos apresentados na revisão para realizarmos um estudo de caso, sobre a produção e interpretação de signos em uma aula de percussão, focado na presença da mimesis. Os resultados desta pesquisa colaboram para a construção de uma semiótica da música, no que se refere às relações entre imitação e o ensino e aprendizado de percussão, e com o (re)conhecimento acadêmico de modos de construção de significado viabilizando práticas de ensino e aprendizado envolvendo imitação e percussão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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